AÇÕES EXTENSIONISTAS NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIA REMOTA E RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Lenise Menezes Seerig, Náthali Rieder Schmitt, Alana Guedes Alvez, Aline Kruger Batista

Resumo


A educação foi uma área afetada pela pandemia da COVID-19, pois ocorreu uma mudança de cenário, havendo mudanças do formato presencial para o virtual, No entanto, são admiráveis os exemplos de grupos que conseguiram se adaptar e prosseguir. A disciplina de Ações Integradas em Odontologia II tem como objetivo a extensão universitária voltada ao público-alvo adolescente, em tempos de Covid-19 teve que se adaptar em ambos os formatos (virtual e presencial). A retomada presencial contou com criteriosos protocolos de biossgurança para que pudessem garantir a segurança e a continuidade do aprendizado dos estudantes matriculados. Este relato busca mostrar o método de estudo desenvolvido de forma remota, assim como a volta gradual às aulas práticas.


Palavras-chave


COVID-19; serviços de saúde em universidades; odontologia comunitária.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BARDAGI, MP, HUTZ, CS. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. Psico, 43(2), 2012. Disponível em: Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária | Psico

BISCARDE, DGS, PEREIRA-SANTOS, MS, Bittencourt, L. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 18(48):177-186; 2014. Disponível em: Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo Acesso em 29 Agosto 2020.

CAREL, Henvil; RATCLIFFE, Matthew; FROESE, Tom. Reflecting on experiences of social distancing.The lancet. Vol 396. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31485-9/fulltext Acesso em: 11 de setembro de 2020

DAVALOS DAVALOS, Andrés; LOPEZ TORRES, Francisco. Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica. Cir. plást. iberolatinoam., Madrid , v. 46, n. 2, p. 121-124, jun. 2020 . Disponível em: Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica Acesso em 11 de setembro de 2020. Epub 17-Ago-2020. http://dx.doi.org/10.4321/s0376-78922020000300002.

NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. GENOGRAMA E ECOMAPA: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 23(1), p. 211-20, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v23n1/pt_0104-0707-tce-23-01-00211.pdf. Acesso em 16 de maio de 2021.

NEPOMUCENO, C. C.; JERÔNYMO, A. C. DE O.; FERNANDES, B. M.; FREITAS, S. C. DE. Cuidar por meio da educação: a extensão universitária e a promoção da saúde de adolescentes e jovens. Revista Em Extensão, v. 12, n. 1, 19 jul. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20851 Acessado em 16 de maio de 2021.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i3.21179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA