APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCAS DE UM PROJETO EXTENCIONISTA UNIVERSITÁRIO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA

Silvia Carla Conceição Massagli, Francisca Patrícia da Silva Lopes, Paulo Ricardo Cordeiro de Sousa

Resumo


O presente artigo visa apresentar um Projeto de Extensão Universitária vinculado ao Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Cajazeiras (PB). O LATICS promove atividades de pesquisa e extensão em saúde desde 2014 (PROBEX/UFCG –CNPq) e conta com diversas linhas de pesquisa. Neste caso, trata-se da linha pesquisa Saúde na Infância e Adolescência. Promoção e prevenção em saúde devem ser ações permanentes. Articular um saber em rede, atuante e democrático, é o que se demanda no contexto educacional. Deste modo, objetivou-se, através deste projeto, trabalhar com ações extencionistas em uma escola pública na cidade de Cajazeiras (PB), buscando ampliar habilidades socioemocionais com adolescentes por meio de atividades lúdicas, bem como identificar dificuldades socioemocionais e apresentar formas de lidar com elas. Trata-se de um estudo exploratório e metodologia da pesquisa-ação. A aprendizagem socioemocional foi favorecida por meio de jogos cuidativo-educacionais, desenvolvidos pelos membros da linha de pesquisa mencionada anteriormente, além de produzir materiais audiovisuais e textos com conteúdos relacionados à saúde dos adolescentes nas redes sociais e no BLOG do LATICS (http://laticsufcg.blogspot.com/). As intervenções extensionistas abordaram cuidados corporais, relacionamentos abusivos, bullying, violências, autoimagem e autoestima, inteligência emocional, estratégias de enfrentamento de problemas, depressão, problemas sociais. As ações articulando ensino, pesquisa e extensão permitiram aos extencionistas conhecer, formar vínculo e intervir nas necessidades reais que se apresentavam durante o projeto.


Palavras-chave


Projetos extencionistas. Inteligência socioemocional. Adolescência. Saúde mental.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ARAUJO, M.C.C. O autoconceito nos contexto familiar, social e escolar. 2002. 127 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Gruneand Stratton, 1963.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas e estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COELHO, V.A.; MARCHANTE, M.; SOUSA, V. O impacto dos programas atitude positiva sobre o autoconceito na infância e adolescência. Revista de Psicodidáctica, Leioa, v. 21, n. 2, p. 261-280, fev. 2016.

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 4ª edição. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.

MORAES, B. R. de; WEINMANN, A. de O. Notas sobre a história da adolescência: transformações e repetições. Estilos da Clínica, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 280-296, 2020. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v25i2p280-296. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160346. Acesso em: 12 mar. 2021.

SILVA, F. D., RODRIGUES, O. M. P. R., & LAURIS, J. R. P. Problemas comportamentais em crianças pré-escolares com fissura labiopalatina. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.25, n. 3, p. 1107-1122, set. 2017.

SKLAD. M. et al. Effectiveness of school-based universal social, emotional and behavioral programs: Do they enhance students’ development in the area of skill, behavior, and adjustment. Psychology in the Schools, 2013.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VIEIRA-SANTOS, J; LIMA, D; SARTORI, R.M; P; W .SCHELINI, & M. MUNIZ. Inteligência Emocional: Revisão Internacional da Literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 9, n. 2, p. 78-99, ago. 2018.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VYGOTSKY, L.S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20584

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA