AS MÍDIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Rosangela Ferreira Rodrigues, Lucas Schneider Lopes, Francisco de Assis Araújo Camelo Júnior, Anderson Ferreira Rodrigues, Anelise Levay Murari, Bruno Kendi Makiyama

Resumo


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) define que a educação especial deve preferencialmente, ser oferecida pela rede básica de ensino, através de professores com especialização adequada para realizar a integração dos educandos. Para auxiliar nesse desafio atualmente existem muitos recursos tecnológicos, que podem contribuir para o processo de aprendizagem, entretanto, alguns docentes apresentam dificuldade em utilizar esses recursos. Portanto, proporcionar o conhecimento de programas, aplicativos, domínio de navegação pela internet e suas ferramentas, favorece a incorporação desses recursos ao processo de ensino-aprendizagem. Perante o exposto, o objetivo do projeto foi proporcionar formação continuada aos professores de uma Escola de Educação Especial da cidade de Pelotas, para diminuir a prevalência de docentes não familiarizados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e incentivar a sua utilização. O projeto ocorreu no ano de 2019 com participação de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para melhor compreensão, o conteúdo foi distribuído em três oficinas que foram realizadas uma vez por mês, totalizando três meses. As oficinas possibilitaram a atualização em recursos tecnológicos, para implementação no processo de ensino-aprendizagem e em contrapartida permitiram aos acadêmicos da universidade vivenciarem a realidade do sistema de ensino, com seus entraves, superações e troca de saberes que certamente causaram impacto em suas percepções. A criatividade de alguns professores em ultrapassar barreiras, para tornar o conteúdo compreensível, foi inspirador e mostrou o potencial que existe em nossas escolas, que poderiam se tornar um diferencial se melhores condições de trabalho fossem ofertadas.


Palavras-chave


Recursos tecnológicos. Atividades didáticas. Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2017.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 14 jul. 2020.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96.Brasília, 20 dez. 1996.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008.

Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em:15 jul. 2020.

BRASIL. Portaria Normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9935-portaria-13-24-abril-2007&Itemid=30192. Acesso em:15 jul. 2020.

CASTRO, S. R. DE. O estágio na formação de professores em ciências biológicas: desafio a ser. X Congresso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, Sevilla, p. 3069–3074, 2017.

DA ROCHA, F. A.; BESSA, S. M.; SACRAMENTO, M. H. Docência e tecnologia: desafios do professor para se adequar a um mundo cada vez mais virtualizado. Revista Aprendizagem em EAD, v. 8, n. 1, 2019.

HARRES, J. B. S; PIZZATO, M. C; SEBASTIANY, A. P; CENCI, D; EIDELWEIN, G; DIEHL, I. F; MÖRS, M. As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências. Ciência & educação, v. 18, n. 1, p. 55-68, 2012.

HOÇA, L.; ROMANOWSKI, J. P. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 133-147. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HUMMEL, E. I. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. Curitiba, Paraná: Appris, 2015.

JUNIOR, J. B. B.; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância. v. 3, nº 5, 2011.

MARTINS, A. L. C. F. A Formação Continuada do Professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 118-135, 2020.

MORAN, J. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, v. 26, n. 2, p. 146-153, 1997.

PERALTA, H.; COSTA, F. A. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sísifo, v. 3, p. 77-86. 2016.

PEREIRA, R. F. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Revista Ensaio. v. 19, p. 1–25, 2017.

TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. 15. Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.

VESTENA, R. F.; BOER, N.; SCHERER, N. M. B. Temas controversos em ciência, tecnologia e sociedade: formação e competência docente. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1581-1595, 2016.

WEST, M.; VOSLOO, S. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770. Acesso em: 04/12/2020

ZUQUELLO, A. G.; BALDO, A. Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar. ForScience, v. 7, n. 2, 2019.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA