AS MÍDIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) define que a educação especial deve preferencialmente, ser oferecida pela rede básica de ensino, através de professores com especialização adequada para realizar a integração dos educandos. Para auxiliar nesse desafio atualmente existem muitos recursos tecnológicos, que podem contribuir para o processo de aprendizagem, entretanto, alguns docentes apresentam dificuldade em utilizar esses recursos. Portanto, proporcionar o conhecimento de programas, aplicativos, domínio de navegação pela internet e suas ferramentas, favorece a incorporação desses recursos ao processo de ensino-aprendizagem. Perante o exposto, o objetivo do projeto foi proporcionar formação continuada aos professores de uma Escola de Educação Especial da cidade de Pelotas, para diminuir a prevalência de docentes não familiarizados com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e incentivar a sua utilização. O projeto ocorreu no ano de 2019 com participação de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para melhor compreensão, o conteúdo foi distribuído em três oficinas que foram realizadas uma vez por mês, totalizando três meses. As oficinas possibilitaram a atualização em recursos tecnológicos, para implementação no processo de ensino-aprendizagem e em contrapartida permitiram aos acadêmicos da universidade vivenciarem a realidade do sistema de ensino, com seus entraves, superações e troca de saberes que certamente causaram impacto em suas percepções. A criatividade de alguns professores em ultrapassar barreiras, para tornar o conteúdo compreensível, foi inspirador e mostrou o potencial que existe em nossas escolas, que poderiam se tornar um diferencial se melhores condições de trabalho fossem ofertadas.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2017.
Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 14 jul. 2020.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96.Brasília, 20 dez. 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, 2008.
Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em:15 jul. 2020.
BRASIL. Portaria Normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9935-portaria-13-24-abril-2007&Itemid=30192. Acesso em:15 jul. 2020.
CASTRO, S. R. DE. O estágio na formação de professores em ciências biológicas: desafio a ser. X Congresso Internacional sobre Investigación em Didáctica de las Ciencias, Sevilla, p. 3069–3074, 2017.
DA ROCHA, F. A.; BESSA, S. M.; SACRAMENTO, M. H. Docência e tecnologia: desafios do professor para se adequar a um mundo cada vez mais virtualizado. Revista Aprendizagem em EAD, v. 8, n. 1, 2019.
HARRES, J. B. S; PIZZATO, M. C; SEBASTIANY, A. P; CENCI, D; EIDELWEIN, G; DIEHL, I. F; MÖRS, M. As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências. Ciência & educação, v. 18, n. 1, p. 55-68, 2012.
HOÇA, L.; ROMANOWSKI, J. P. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 133-147. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HUMMEL, E. I. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. Curitiba, Paraná: Appris, 2015.
JUNIOR, J. B. B.; LISBÔA, E. S.; COUTINHO, C. P. Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância. v. 3, nº 5, 2011.
MARTINS, A. L. C. F. A Formação Continuada do Professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 118-135, 2020.
MORAN, J. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, v. 26, n. 2, p. 146-153, 1997.
PERALTA, H.; COSTA, F. A. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sísifo, v. 3, p. 77-86. 2016.
PEREIRA, R. F. A prática pluralista na formação inicial de professores de física. Revista Ensaio. v. 19, p. 1–25, 2017.
TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. 15. Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.
VESTENA, R. F.; BOER, N.; SCHERER, N. M. B. Temas controversos em ciência, tecnologia e sociedade: formação e competência docente. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1581-1595, 2016.
WEST, M.; VOSLOO, S. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770. Acesso em: 04/12/2020
ZUQUELLO, A. G.; BALDO, A. Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar. ForScience, v. 7, n. 2, 2019.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20582
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA