TECENDO OLHARES: NARRATIVAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
O projeto que embasa o presente texto tem como objetivo compartilhar e produzir conhecimento voltado à formação inicial e continuada sobre a prática docente na perspectiva do coensino. Trata-se de uma atividade de extensão e de pesquisa, que ascende a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência na perspectiva colaborativa, ou seja, do coensino. Sustentado pelo aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica, trazemos à cena narrativas docentes e discentes na perspectiva benjaminiana, em sua relação íntima com o conceito de experiência. Desta forma, mobilizamos memórias, partilhamos histórias, tecemos olhares e costuramos elos de identificação entre os/as participantes, professores da rede municipal e estadual, e graduandos do curso de Pedagogia da FEUFF. Entre as ações desenvolvidas, destacamos o mural virtual criado no padlet, cuja proposta foi a de resgatar as memórias da experiência com a inclusão, em um exercício de autorreflexão e reflexão coletiva, tais registros configuram dados relevantes para compreendermos as implicações que perpassam o processo de inclusão escolar. Como resultados verificamos a importância do enlace entre as experiências na/da docência com as experiências discentes, construindo um espaço-tempo de estudos e de alargamento das práticas pedagógicas inclusivas, estabelecendo um potente caminho para fazer frente aos muitos desafios da escola contemporânea. Além disso, através das experiências tecidas no mural virtual é possível compreender os desafios que emergem no/do processo da inclusão escolar.
Palavras-chave
Referências
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20561
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Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
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