EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VOZES NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR

Rosana Passos Cambraia, Roberta Brangioni Fontes, Yan Victor Leal da Silva, Nilza da Conceição Aguiar, Marivaldo Aparecido de Carvalho

Resumo


Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir a experiência de um curso de extensão em educação popular e metodologias participativas, destacando suas contribuições para uma educação libertadora e contextualizada à realidade de alguns distritos em Minas Gerais, Brasil. A ação extensionista aconteceu no município mineiro do Serro, direcionada aos educadores da rede pública estadual nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, localidades marcadas pelo contexto rural e tradicional quilombola. O curso de 20 horas contemplou os princípios da educação popular, metodologias participativas, interação com mestres dos saberes locais e trocas de experiências entre os educadores. Em um momento em que a educação hegemônica caminha no sentido da homogeneização e virtualização, num contexto político de ataque ao pensamento crítico, e desmonte de políticas para a educação do campo, o curso deu ênfase às práticas pedagógicas que enfatizam a dialogicidade, o pensamento crítico, os afetos, a valorização do contexto local e da diversidade cultural, a integração entre a teoria e prática. Segundo os próprios participantes, o curso possibilitou o aprofundamento das ações em educação popular, gerou a discussão coletiva voltada a proposição de ações resolutivas para os problemas pedagógicos, sociais e ambientais que permeiam o contexto educacional local. Essa experiência suscita a reflexão sobre a importância da extensão universitária junto ao ensino básico e na escola, exercendo a função social da universidade de dialogar, trocar saberes com as comunidades e fomentar ações que potencializam a transformação da realidade ainda desafiadora das escolas públicas.


Palavras-chave


Educação popular. Ensino básico. Escola. Extensão.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BIAZOTI, André.; ALMEIDA, Natália; TAVARES, Patrícia. (Orgs.) Caderno de metodologias: inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico. 1. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2017.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BRASIL. Fundação Cultural Palmares. Certificação quilombola. 05/02/2021. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/sites/mapa/crqs-estados/crqs-mg-05022021.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculos de cultura. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 69-71, 2010.

BROWN, Juanita; ISAACS, David. O World Café: dando forma ao nosso futuro por meio de conversações significativas e estratégicas. Tradução Moises Sales. São Paulo: Cultrix, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002, 92p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo: indicadores sociais municipais. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/serro/pesquisa/23/25124. Acesso em: 18 jan. 2021.

ROSSET, Peter. (Org.) Construindo a agroecologia no semiárido: manual da metodologia camponês a camponês. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Ceará (MST-CE), Ceará, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41536247/CONSTRUINDO_A_AGROECOLOGIA_NO_SEMI%C3%81RIDO_MANUAL_DA_METODOLOGIA_CAMPON%C3%8AS_A_CAMPON%C3%8AS. Acesso em: 19 jul. 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20559

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA