TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: RELATÓRIO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
Resumo
Este texto tem como objetivo relatar a experiência que tivemos com o Projeto de Extensão Tópicos em Educação Antirracista, uma ação de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Alvorada, que forneceu formação a professores, funcionários e alunos tanto da comunidade externa quanto do campus para a prática de uma educação antirracista. Ancorados na Lei 10.639 e tendo como campo disciplinar os Estudos afro-latino-americanos (ANDREWS, 2007; GELADO; SECRETO, 2016; DE LA FUENTE, 2018), discutiu-se temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras. O projeto foi realizado em dez encontros online semanais de duas horas de duração, mediados por tecnologias de rede, como os aplicativos Google Classroom e Google Meet. Justifica-se a ação de extensão pelo fato de a cidade de Alvorada possuir a segunda maior taxa em homicídios de jovens negros do Rio Grande do Sul, violência que muitas vezes começa na escola, quando a mesma expressa em sala de aula o racismo institucional. O projeto surgiu como uma ferramenta para a aplicação de um plano de ação contra o racismo nas instituições de ensino. O projeto contou com oitenta e dois participantes assíduos, sendo 62% formado por pessoas negras, 63% com ensino superior e 71,3 % professores das redes municipal e estadual de diversos estados brasileiros. Vários profissionais relataram mudanças em práticas educativas a partir dos conhecimentos obtidos.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.
ANDREWS, George Reid. América Afro-Latina: 1800-2000. Trad. Magda Lopes. São Carlos: EdUFSCar, 2007.
BUENO, Samira. Entrevista à Agência Brasil. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-08/atlas-da-violencia-assassinatos-de-negros-crescem-115-em-10-anos. Acesso em: 18 de jan. de 2020.
DE LA FUENTE, Alejandro [et al.]. Estudos afro-latino-americanos: uma introdução. George Reid Andrews; Alejandro de la Fuente (coord.). 1 ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.
GELADO, Viviana; SECRETO, María Verónica. Afrolatinoamérica: estudos comparados. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.
GONZALEZ, Lélia. “Cultura, etnicidade e trabalho: efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher”. Rio de Janeiro: PUC/RJ, 1979.
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. Rio de Janeiro: Pólen Livros, 2019.
POMBO, María Dolores. Estudios sobre el racismo en América Latina. Revista Política y Cultura: Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco, Distrito Federal, México, 2002, p. 289-310.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i3.20545
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA