Ciência, tecnologia e curiosidades: relato de experiência do projeto na região de Leme do Prado-MG
Resumo
As feiras ou mostras de ciências são consideradas importantes espaços pedagógicos para o desenvolvimento de diversas habilidades dos estudantes, que muitas vezes não são trabalhadas no espaço formal da sala de aula. O objetivo do presente artigo foi descrever e analisar os resultados das ações de extensão do Projeto Ciência, Tecnologia e Curiosidades (CTC) na região de Leme do Prado, Minas Gerais, Brasil, um projeto desenvolvido justamente para atrair estudantes e a sociedade para o mundo da ciência. Foram realizadas palestras científicas em três escolas públicas da cidade e em seus distritos. Foram reunidos aproximadamente 200 alunos do ensino médio e fundamental em cada local. Após o ciclo de palestras científicas, foi realizada a primeira feira de ciências no dia 22/11/2014. De acordo com a lista de presença, aproximadamente 1.000 pessoas visitaram a feira na Escola Estadual Professora Flora Brasileira Pires César, localizada no distrito de Acauã de Minas, Leme do Prado-MG. No dia 28/11/2015 foi realizada a segunda feira de ciências na Escola Municipal Professora Geralda Figueiredo, na cidade de Leme do Prado-MG, com participação de aproximadamente 800 pessoas. As ações realizadas pelo projeto CTC promoveram a popularização da ciência em Leme do Prado e região, além de possibilitar a aproximação entre a universidade pública e as escolas de uma região carente de educação. Além disso, o projeto propiciou aos discentes universitários melhorar a comunicação com um público diversificado, ao serem submetidos a situação de divulgar novos conhecimentos sobre diversas áreas.
Palavras-chave
Referências
ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A formação docente na universidade: ensino, pesquisa e extensão. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 1, n. 3, p. 36-50, set./dez. 2011.
BENCZE, J. L.; BOWEN, G. M. A national science fair: Exhibiting support for the knowledge economy. International Journal of Science Education, Philadelphia, v. 31, n. 18, p. 2459-2483, dez. 2009.
BENETTI, P. C.; SOUSA, A. I.; SOUZA, M. H. N. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Chapecó, v. 6, n. 1, p. 25-32, jul. 2015.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a Inclusão Social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan./fev./mar./abr. 2003.
DAWKINS, Richard. O maior espetáculo da terra: As evidências da evolução. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FRANCISCO, W.; DA COSTA, W. L. Qual a influência de um projeto de feira de ciências para uma escola da rede pública de ensino? Um olhar dos professores participantes. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Resumos Expandidos [...]. Girona: Revista Enseñanza de las Ciencias, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 60. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 10, p. 43-49, nov. 1999.
GUIMARÃES, V. B. S.; SOUZA, J. L. S; LUND, R. G. Influências das atividades extracurriculares na aprendizagem dos alunos participantes do projeto microbiota: explorando o mundo invisível. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO (CEG-UFPEL), 1., 2015, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/leme-do-prado.html. Acesso em 02 mar. 2021.
MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo: Revista Digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 1-5, 2000.
MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 95-108, mai./jun./jul./ago. 2004.
MARTÍN-SEMPERE, M. J.; GARZÓN-GARCÍA, B.; REY-ROCHA, J. Scientists’ motivation to communicate science and technology to the public: surveying participants at the Madrid Science Fair. Understanding of Science, Trento, v. 17, n. 3, p. 349-367, mai. 2008.
MORAES, Ronaldo; MANCUSO, Roque. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
SANTOS, A. B. Feiras de ciência: um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012.
SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; DEL PINO, J. C.; SALGADO, T. D. M. Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, Curitiba, n. 2, p. 69-98, mai./ago. 2012.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20448
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA