PENSANDO A LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS COMO UMA ESTRUTURA RIZOMÁTICA: UM NÚCLEO EM UMA REDE DE POSSIBILIDADES
Resumo
O presente trabalho traz uma experiência no contexto do ensino das artes visuais no campo de estudos da cultura visual. Conecta-se com projeto de extensão, disciplinas de Introdução ao Desenho e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Artes Visuais, bem como com ação educativa, galeria de arte da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola Municipal de Tempo Integral Benedito Soares de Castro (EMTIBSC) e seus estudantes da turma F, estudantes do curso de licenciatura, professores da universidade e do ensino fundamental. A proposta é contar uma experiência educativa que questiona os padrões do ensino fundamentado nas premissas do pensamento moderno e propor outros caminhos para se construir o conhecimento. Objetiva-se conectar experiências vivenciadas com teorias e autores que possuem propostas e posicionamentos pós-modernos, abrindo perspectiva para se pensar a construção do saber na contemporaneidade.
Palavras-chave
Referências
CABRAL, Cléber; BORGES, Diogo. Rizoma: uma introdução aos Mil Platôs de Deleuze e Guattari. Revista Critério. 2006. Disponível em: https://www.google.com/search?q=DELEUZE+e+GUATTARI%2C+2004%2C+p.+3233&oq=DELEUZE+e+GUATTARI%2C+2004%2C+p.+3233&aqs=chrome..69i57.1906j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 23 jul. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. I. São Paulo: Ed. 34, 2004.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000.
Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018.
DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011. p. 15-30.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20447
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA