Educação para a sustentabilidade em contextos urbano-periféricos: a experiência do LAURBS em Juazeiro do Norte, Ceará

Diego Coelho do Nascimento, Geovane Gesteira Sales Torres, Caio Ricardo da Silva, Regina Pimentel Cruz

Resumo


O presente artigo tem como objetivos relatar e analisar a experiência do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) em relação às atividades de extensão universitária relacionadas à educação para a sustentabilidade no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte – CE, no ano de 2019.  Para tanto, a presente pesquisa exploratória, cujos seus meios a configuram como uma pesquisa-ação, adotou como método de coleta de dados a observação etnográfica, possuindo, ainda, um tratamento de natureza qualitativa de tais informações. Mediante tal fluxo, constataram-se realidades educacionais “bancárias”, por parte das escolas presentes no bairro, além de inúmeras realidades degradantes dos residentes na localidade, sobretudo no que se refere a direitos, bens e serviços fundamentais, destacando-se as mazelas tocantes à segurança pública, saúde e meio ambiente. Portanto, exalta-se a relevância da extensão universitária no que se refere à promoção da dignidade humana e procura por realidades mais benfazejas em territórios subdesenvolvidos.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Educação não-formal. Questões urbanas. Extensão universitária.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, Recife - PE, v. 12, n. 3, p. 51-82, 2011.

BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6°ed. Rio de Janeiro: EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A., 1991.

CARLETTO, Marcia Regina; LINSINGEN, Irlan Von; DELIZOICOV, Demétrio. Contribuições a uma educação para a sustentabilidade. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDAD E INNOVACIÓN; Ciência, Tecnologia e Innovación para el dessarrollo em Iberoamérica, 2006, México DF. Anais [...] México - DF: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura (OEI), 2006, p. 1 - 15.

CHAUI, Marilena. Universidade Operacional. Periódicos Uniso , São Paulo, v. 4 n. 3, p. 3-8, 1999.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade. Inclusão social, Brasília - DF, v. 3, n. 1, p. 75-78, 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Geopark Araripe: Histórias da Terra, do Meio ambiente. Crato-CE: Geopark Araripe, 2012.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo de 2010. Disponível em: http://www.censo(2010). ibge.gov.br/. Acesso em 20 de setembro de 2020.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. - São Paulo: Cortez, 2013.

SILVEIRA, Eduardo. A arte do encontro: a Educação Estética Ambiental atuando com o Teatro do Oprimido. Educação em revista, v. 25, n. 3, p. 369-394, 2009.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI / José Eli da Veiga. – Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

MARICATO, Ermínia. Metrópole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violência. São Paulo, SP: Editora Hucitec, 1996.

MEDRADO, Benedito; SPINK, Mary Jane Paris; MÉLLO, Ricardo Pimentel. Diários como atuantes em nossos pesquisas: narrativas ficcionais implicadas. In: SPINK, Mary Jane et al. A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2014.

MILLS, C. Wiright. A imaginação sociológica. 6° Ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1982.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA