SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA AÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Palavras-chave
Referências
BACH, Suelen L. et al. Emotional and behavioral problems: a school-based study in southern Brazil. Trends Psychiatry Psychother. v.41, n3, p. 211-217, 2019.
BALLESTER, Dinarte A.. et al. Estudo piloto de um programa de capacitação em saúde mental para professores de uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre-RS. Relatório de pesquisa, 2015.
BAXTER, A.; WEI Y.; JARREL, K. et al. Teen Mental Health, c2020. Página inicial. Disponível em: . Acesso em: 2 de set. de 2020.
BIEDERMAN, Joseph et al. Educational and occupational underattainment in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder: a controlled study. The Journal of clinical psychiatry, 2008.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2017). Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2007). Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
CALKINS, L.; HARTMAN, A.; WHITE, Z. Crianças produtoras de texto: A arte de interagir em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2008. 240 p.
COSTA, Susana; TEIXEIRA, Ana Margarida; GUSMÃO, Ricardo. Literacia em Saúde Mental no concelho de Cascais. EUTIMIA – Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal. Projeto de intervenção, 2016.
FLEITLICH-BILYK, Bacy; GOODMAN, Robert. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in southeast Brazil. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 43, n. 6, p. 727-734, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 165 p.
GANDINI, L. et al. In the Spirit of the Studio: Learning from the Atelier of Reggio Emilia. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2015. p. 1-224.
GANDINI L. et al. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2. ed. Brasil: Penso, 2019. p. 1-224.
HOVEN, Christina W. et al. Worldwide child and adolescent mental health begins with awareness: a preliminary assessment in nine countries. International Review of Psychiatry, v. 20, n. 3, p. 261-270, 2008.
KUTCHER, Stanley; MCDOUGALL, Ainslie. Problems with access to adolescent mental health care can lead to dealings with the criminal justice system. Paediatrics & Child Health, v. 14, n. 1, p. 15-18, 2009.
LA MAISON, Carolina et al. Continuity of psychiatric disorders between 6 and 11 years of age in the 2004 Pelotas Birth Cohort. Braz J Psychiatry, v.00, n.00, p. 000-000, 2020. doi:10.1590/1516-4446-2019-0723
PAULA, Cristiane S.; DUARTE, Cristiane S.; BORDIN, Isabel AS. Prevalence of mental health problems in children and adolescents from the outskirts of Sao Paulo City: treatment needs and service capacity evaluation. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 29, n. 1, p. 11-17, 2007.
RICKWOOD, Debra; THOMAS, Kerry. Conceptual measurement framework for help-seeking for mental health problems. Psychology Research and Behavior Management, Australia, v. 2012, n. 5, p. 173-183, dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20430
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA