A EXPERIÊNCIA DO PIBID EM MATO GROSSO: CONSTRUINDO ESPAÇOS DE BRINCAR E APRENDER

Ohanna Cristina Queiroz Castilho, Lucimar Maria de Aguiar, Jane Teresinha Domingues Cotrin

Resumo


Esse artigo apresenta um relato da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizada por discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto foi desenvolvido numa escola municipal de Educação Básica do munícipio de Canarana- MT com o apoio da secretaria municipal de educação e da comunidade escolar. Teve como objetivo construir espaços de brincadeiras, jogos e leitura, na referida unidade, com uso de materiais tradicionais e alternativos. Como resultados tivemos a experiência do trabalho com grupo, sua importância, contradições, dificuldades e facilidades, além das possibilidades de construção de novos espaços lúdicos e de aprendizagem para os alunos.

Palavras-chave


PIBID. Leitura na escola. Brincadeiras. Formação de professores.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. Scipione, São Paulo, 2012.

NÓVOA. A. (Org). A Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A.

(Org). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. V.47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez., 2017.

OLIVEIRA, V. B. de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2000.

BRASÍLIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Programas do MEC voltados à formação de professores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15944:programas-do-mec-voltados-a-formacao-de-professores. Acesso em 20.12.2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i2.20334

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA