A PLATAFORMA DO GOOGLE CLASSROOM COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA DO MÉTODO STEAM

Renata Lacerda Caldas, Cassiana Barreto Hygino Machado, Marco Aurélio Machado dos Reis

Resumo


O trabalho apresenta a análise da experiência de professores com o Google Classroom e dos benefícios do Método STEAM na formação inicial e continuada na área de Ciências. Os dados deste trabalho fazem parte da realização de curso no âmbito do projeto de extensão intitulado “Capacitação de professores do ensino médio e fundamental na área de Ciências e Física”. Este prevê o desenvolvimento e aplicação de cursos/minicursos bem como a elaboração de materiais didáticos para a implementação nas atividades de capacitação ofertadas pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do IFFluminense Campus-Centro. O curso previsto na forma presencial foi, nesse período da pandemia de COVID-19, realizado na modalidade de Educação a distância (EaD). Todas as atividades tiveram o apoio da plataforma Google Classroom. Como forma de proporcionar diretrizes aos participantes do curso, foi elaborado um material complementar com instruções básicas de utilização da referida plataforma. Através deste trabalho foi possível identificar o Google Classroom como uma possibilidade eficiente e acessível para a promoção do curso proposto, bem como a visível contribuição na formação docente.


Palavras-chave


Capacitação de professores. Educação a distância. Ensino de Física.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19720

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