DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO DURANTE A PANDEMIA DO SARS-COV-2 POR MEIO DE AÇÕES INOVADORAS E EXTENSIONISTAS DO PET ODONTOLOGIA UEFS

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Bruna Mendes Carvalho, Matheus de Araújo Melo, Izabelle Alves Mendes de Oliveira, Maylanne Freitas dos Santos, Aise Cleise Mota Mascarenhas

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o PET Odontologia UEFS, vem desenvolvendo novas possibilidades de extensão universitária frente aos desafios apresentados pela disseminação do vírus SARS-CoV-2 e as novas medidas de segurança implementadas. O objetivo desse trabalho é apresentar à comunidade científica as medidas adaptativas adotadas e que possibilitaram a continuidade das atividades extensionistas do grupo PET. Para subsidiar as nossas reflexões, utilizamos como método investigativo a pesquisa, leitura e discussões em torno da temática abordada. Como resultado pode-se destacar estratégias para a continuidade da promoção e cuidado em saúde e a troca intensiva de conhecimento técnico-cientifico, o que demonstra a capacidade da rede como ferramenta para a difusão do conhecimento.


Palavras-chave


Extensão. Mídias sociais. Pandemia. Educação tutorial. Saúde bucal.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BAHIA. Decreto nº 19.586, de 27 de março de 2020. Ratifica declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Salvador, BAHIA: Diário Oficial do Estado, 28 mar. 20. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19586-de-27-de-marco-de-2020#. Acesso em: 18 set. 20.

BARBOSA, O. L.; CUNHA, P. G. M. Pandemia e a precarização do direito ao acesso à educação. Revista Pet Economia UFES. v.1.Julho,2020.

COELHO, G. C.. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul./dez., 2014.

CARVALHO, M. C.. Divulgação Científica no Youtube: Narrativa e Cultura Participativa nos Canais Nerdologia e Peixe Babel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Periodontologia, 2016. Disponível em: https://www.passgroup.com.br/hotsite2/site/default.asp?TroncoID=518080&Sec

aoID=937153&SubSecaoID=&Template=../../asp/hotsite2/AnaisTrabalhoArquivo.asp&id=149/1085-0&Formato=Resumo. Acesso em: 8 jan. 2019.

CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Brasil). Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios. 14 ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. 392 p. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2018/. Acesso em: 14 set. 2020.

CÔRREA R. S.; MATOS E. S.; CRUZ F.O; et al. Reflexões sobre três programas de política educacional com uso de tecnologias em um Brasil integrado. Revista Varia Scientia, [S. L.], v. 9, n. 16, p. 11-22. 2010.

GARCIA, L. P.; DUARTE, E.. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [S.L.], v. 29, n. 2, p. 1-4, maio 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000200009. Acesso em: 18 set. 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2017. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101631. Acesso em: 14 set. 2020.

MONTAÑO, S.. A construção do usuário na cultura audiovisual do YouTube. Revista Famecos, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 1-25, 24 mar. 2017. EDIPUCRS.Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/25256. Acesso em: 11 set. 2020.

MORGADO, J. C.; SOUSA, J.; PACHECO, J.A.. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Praxis Educativa, [S.L.], v. 15, p. 1-10, jan. 2020. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16197.062. Acesso em: 18 set. 2020.

OLIVEIRA, E. S.; CRUZ, T. N.; SILVA, M. R.; et al. A educação a distância (EaD) como ferramenta democrática de acesso à educação superior: formação docente. In: Digitalização da educação: desafios e estratégias para a educação da geração conectada. Editora Inovar. Campo Grande,1 ed., p. 8-14, 2020.

OPAS – Organização Pan-americana de Saúde (Brasil). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 18 set. 2020.

OPAS – Organização Pan-americana de Saúde (Brasil). Brasil confirma primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6113:brasil-confirma-primeiro-caso-de-infeccao-pelo-novo-coronavirus&Itemid=812. Acesso em: 18 set. 2020.

OPAS – Organização Pan-americana de Saúde (Brasil). Distanciamento social, vigilância e sistemas de saúde mais fortes são chaves para controlar pandemia de COVID-19, afirma diretora da OPAS. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6188:distanciamento-social-vigilancia-e-sistemas-de-saude-mais-fortes-sao-chaves-para-controlar-pandemia-de-covid-19-afirma-diretora-da-opas&Itemid=812. Acesso em: 18 set. 2020.

PROEX – Pró-reitoria de Extensão. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 1987. Disponível em . Acesso em: 18 de setembro de 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19695

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA