A EXPERIÊNCIA POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSINHO POPULAR EDSON LUÍS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as experiências educativas construídas pelo projeto de extensão universitária – Cursinho Popular Edson Luís (CPEL), desenvolvido na cidade de São João del-Rei, durante a pandemia do Sars-CoV-2. O CPEL tem como principal proposta político-pedagógica possibilitar o acesso da população em situação de vulnerabilidade econômica, da cidade e da região, ao ensino superior público. Para isso, as práticas pedagógicas são estruturadas a partir da concepção de Educação Popular, que tem como representante primordial o educador e filósofo Paulo Freire. Tal proposta pedagógica propõe organizar os conteúdos curriculares de maneira a dialogar com as vivências cotidianas dos estudantes além de possibilitar uma transformação crítica no modo de conhecer o universo desse e com esse sujeito. O projeto em questão é desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mas contribuiu para a nacionalização das experiências de cursinhos populares do movimento social Levante Popular da Juventude (LPJ), que hoje conta com mais de vinte cursinhos populares espalhados pelo Brasil. O CPEL, em seus sete anos de existência, ajudou no acesso de diversos jovens ao ensino superior público além de influir para uma educação emancipadora, como também auxiliou com a formação inicial e continuada de professores aliados a perspectivas educacionais críticas, nas quais a transformação social e a crítica ao modelo econômico vigente são princípios educativos tão fundamentais quanto os conteúdos científicos.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19692
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Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
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