EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO PROJETO CULTURAL “MENTE, CORPO E ARTE: O IMPACTO DA SAÚDE NO DESENVOLVIMENTO CRIATIVO”
Resumo
As habilidades comunicativas são fundamentais para a formação em saúde pautada na humanização do cuidado. Nesse sentido, a inclusão das artes no ensino da prática em saúde visa contribuir, junto à medicina narrativa, para a formação humanista e ética, apresentando como principal contribuição a oportunidade do exercício da empatia e da escuta ativa. Além disso, estudos têm demonstrado diversos benefícios da arte para o ensino em saúde, como o desenvolvimento do senso crítico e habilidades comunicativas, inerentes à boa prática profissional. Tendo em vista as mudanças promovidas pela pandemia de Covid-19, tecnologias da informação e comunicação estão sendo utilizadas para dar continuidade às atividades de extensão. Este relato expõe o processo de desenvolvimento de um projeto cultural cujo público-alvo foi composto por estudantes de diversos cursos das áreas de saúde e humanas, e cujo principal objetivo consistiu em proporcionar a esses estudantes, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicação remota, a reflexão a respeito das relações entre cultura, arte, saúde e comunicação, bem como promover a inclusão às plataformas virtuais de ensino-aprendizagem, bastante difundidas no contexto de pandemia vivenciado globalmente.
Palavras-chave
Referências
BUCKLEY, Peter J. Vincent Van Gogh (1853–1890): Experiencing Madness. American Journal of Psychiatry, v. 174, n. 7, p. 626-627, 2017.
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007.
CHARON, Rita. Narrative medicine: Honoring the stories of illness. Oxford University Press, 2006.
FERNANDES, Isabel. Leituras holísticas: de Tchékhov à medicina narrativa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 71-82, 2015.
FIORETTI, Chiara et al. Research studies on patients' illness experience using the narrative medicine approach: a systematic review. BMJ open, v. 6, n. 7, 2016.
HOMERO. Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2005.
KOSOVSKI, Gisele Falbo. Psicanálise e arte: uma articulação a partir da não relação em Louise Bourgeois: o retorno do desejo proibido. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, v. 19, n. 3, p. 441-455, 2016.
MAIROT, Lúcia Trindade da Silva et al. As Artes na Educação Médica: Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 4, p. 54-64, 2019.
MÁRQUEZ, Gabriel García. O amor nos tempos do cólera. Trad. de Antônio Callado. Rio de Janeiro: Record, 2009.
MUNEEB, Aeman et al. The art of healing through narrative medicine in clinical practice: A reflection. The Permanente Journal, v. 21, 2017.
THOMAZONI, Andresa Ribeiro; FONSECA, Tania Mara Galli. Encontros possíveis entre arte, loucura e criação. Mental, v. 9, n. 17, p. 605-620, 2011.
TRAJANO, Valéria da Silva et al. Ciência, arte e cultura na saúde. Revista Educação, Artes e Inclusão. v. 14, n. 2, p. 134-151, 2018.
RIOS, Izabel Cristina. Humanidades e medicina: razão e sensibilidade na formação médica. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 1725-1732, jun. 2010.
ZAHARIAS, George. What is narrative-based medicine? Narrative-based medicine 1. Canadian Family Physician, v. 64, n. 3, p. 176-180, 2018.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19668
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA