MUDANDO O FOCO: COMO A PANDEMIA DA COVID-19 INFLUENCIOU AS TEMÁTICAS DE TRABALHO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO POPNEURO

Guilherme Salgado Carrazoni, Laura Minetto, Luiza Freitas Lopes, Náthaly Marks, Bibiana Cantareli Amado, Liane Da Silva De Vargas

Resumo


A neurociência e a divulgação científica têm um importante papel diante do contexto atual envolvendo os efeitos do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Enquanto a primeira explica a grande maioria dos distúrbios enfrentados devidos ao distanciamento social e novos padrões de vida, fornecendo subsídios para entender, prevenir ou reverter os efeitos deletérios durante este período, a segunda tem o papel de levar essas informações até a população, para que a mesma se beneficie de conhecimentos importantes que podem ser aplicados na busca da manutenção da qualidade de vida frente ao contexto atual. Nesse sentido, o presente relatório busca apresentar de forma reflexiva, as adaptações realizadas no desenvolvimento das ações de extensão do programa Popneuro durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Para isso, apresenta-se o relato das adaptações realizadas para execução do programa, bem como estratégias para manter a prática extensionista em meio ao contexto atual e futuro. Consideramos que as adaptações do programa Popneuro foram bem-sucedidas, conseguindo aliar os conhecimentos de neurociência e aspectos relacionados à pandemia pelo COVID-19, mostrando novos caminhos para realizar a divulgação científica, cumprindo portanto, seu objetivo de divulgar e popularizar a ciência, além de manter ativa as ações acadêmicas de extensão. 


Palavras-chave


Extensão universitária. Isolamento social. Neurociência. Divulgação científica.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AZOULAY, Elie et al. Symptoms of burnout in intensive care unit specialists facing the COVID-19 outbreak. Ann. Intensive Care, v. 10, n. 110, 2020.

BICKS, Luci et al. "Prefrontal parvalbumin interneurons require juvenile social experience to establish adult social behavior". Nat Commun, v. 11 n. 1, p. 1003, 2020.

BZDOK, Danilo; DUNBAR, Robin Ian MacDonald. The Neurobiology of Social Distance. Trends Cogn Sci, v. 24, n. 9, p. 717-733, 2020.

BROWNELL, Sara; PRICE, Jordan; STEINMAN, Lawrence. Science Communication to the General Public: Why We Need to Teach Undergraduate and Graduate Students this Skill as Part of Their Formal Scientific Training. J Undergrad Neurosci Educ, v. 12 n. 1, p. E6-E10, 2013.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Factors associated with people's behavior in social isolation during the COVID-19 pandemic. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2411-2421, 2020.

CARDOSO, Marcélia Amorim; QUEIROZ, Samanta. As contribuições da neurociência para a educação e a formação de professores: um diálogo necessário. Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 24. 2019.

COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende, Porto Alegre: Artmed, 2011.

DE RAHUL; PANDEY, Neena; PAL, Abhipsa. Impact of Digital Surge during Covid-19 Pandemic: A Viewpoint on Research and Practice. Int J Inf Manage, v. 102171, 2020.

DE NIGRI, Fernanda et al. Como a pesquisa científica e a inovação estão ajudando a combater o novo coronavírus no Brasil e no mundo. Ciência e Tecnologia frente à pandemia - Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/182-corona. Acesso em: set. 2020.

FILIPIN, Geórgia et al. POPNEURO : a Report of an extension Program that seeks to disseminate and popularize neuroscience at school Relato de un Programa de Extensión q. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 2, p. 87-95, 2015.

GREENWOOD, Maria Rita Cooke; RIORDAN, Donna Gerardi. Civic Scientist/Civic Duty. Science Communication, v. 23 n. 1, p. 28-40, 2001.

GRIFFITH, Annete. Parental Burnout and Child Maltreatment During the COVID-19 Pandemic. J Fam Violence: p. 1-7, 2020.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEROY, Fernanda Storck; ALMEIDA, Rangel Benedito Sales. Neurociência: Contribuições e experiências nos diversos tipos de aprendizado. Abakós, v. 4, n. 1, p. 34-50, 2015.

KHATIB, Ahmed Sameer El. Videoconferencing Classes: A solution to the social distance caused by COVID-19 or a big problem? SSRN Electronic Journal, 2019.

LANA, Raquel Martins et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, 2020.

LENT, Roberto.; TOVAR-MOLL, Fernanda. The various forms of neuroplasticity bases of learning and teaching. Prospects, v. 46 p. 119-213, 2016.

LURIA, Aleksander Romanovich. Fundamentos de Neuropsicologia. Livros Técnicos e Científicos: São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1981.

MATTHEWS Timothy et al. Social isolation, loneliness and depression in young adulthood: a behavioural genetic analysis. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol, v 51 n. 3 p. 339-348, 2016.

MCGRAIL, Daniel et al. Enacting national social distancing policies corresponds with dramatic reduction in COVID19 infection rates. PLoS One jul, 2020.

PENNYCOOK, Gordon et al. Fighting COVID-19 Misinformation on Social Media: Experimental Evidence for a Scalable Accuracy-Nudge Intervention. Psychol Sci, v. 31 n.7, p. 770-780, 2020.

READ, Sanna.; COMAS-HERRERA, Adelina.; GRUNDY, Emily. Social Isolation and Memory Decline in Later-life. Journals of Gerontology: Series B, v.75, n. 2, p. 367-376, 2020.

SOKLARIDIS, Sophie et al. Mental health interventions and supports during COVID- 19 and other medical pandemics: A rapid systematic review of the evidence. Gen Hosp Psychiatry, v. 66 p. 133-146, 2020.

SOPER, George A. The lessons of the pandemic. Science, v. 49, p. 501-506, 1919.

TEO, Alan Robert; LERRIGO, Robert; ROGERS, Mary. The role of social isolation in social anxiety disorder: a systematic review and meta-analysis. J Anxiety Disord, v. 27 p. 353-364, 2013.

ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic; The Lancet, v. 395(10225). p 676, 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA