FAMILIARES DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ANSEIOS E PERCEPÇÕES EXPRESSOS EM UMA INTERVENÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Karina Fideles Filgueiras, Iasmim Faria Nogueira, Mayra Stephanie Santos Avelar

Resumo


O presente artigo é referente a uma prática extensionista desenvolvida junto aos familiares de crianças com altas habilidades/superdotação participantes do Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Esse estudo tem como foco principal contribuir para reflexões a respeito da utilização e vantagens de grupos focais em moldes virtuais, como forma adaptativa ao contexto de pandemia. A intervenção aqui explicitada foi realizada no Grupo de Pais do projeto supracitado e refere-se a um texto dissertativo construído a partir da análise do filme “A Viagem de Chihiro”, lançado pelo estúdio Ghibli, em 2003 no Brasil. O trabalho realizado resultou em uma produção textual repleta de analogias entre as cenas do filme e as expectativas, anseios e medos paternos referentes ao comportamento e habilidades de seus filhos.


Palavras-chave


Covid-19. Grupo focal. Mediação. Identidade. Frustração.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ABREU, N. R. de; BALDANZA, R. F. & GODIM, S. M. G. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) vol.6 no.1 São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 de set. de 2020.

ALENCAR, E. M. L. S. de. Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais. Psicologia em Estudo. 12(2), 371-378, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 de set. de 2020.

BELING, C. A. A família e o sujeito: um processo de construção e influências mútuas (Monografia de graduação). Centro Universitário de Brasília - Uniceub, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Curso de Psicologia, Brasília, DF, Brasil. (2008). Disponivel em: < https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2642.>. Acesso em 14 de set. de 2020.

COOLEY, C. H. Human nature and social order. New York: Scribner's, 1902.

COLL, C; PALACIO, J & MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Editora: Artes Médicas, 2° edição, Porto Alegre 2005.

DESLANDES, S. F, & COUTINHO, T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para Violências autoinflingidas. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl. 1), 2479-2486. Epub 05 de junho de 2020 Disponivel em: . Acesso em: 27 de ago de 2020.

DIAS, C. A. R; SIMÕES, M. de F.de J. & CUNHA, B. D. C. A Família na Formação da Identidade. Orientações de Futuro. Universidade da Beira Interior Ciências Sociais e Humanas. Covilhã, Portugal, 2012. Disponível em:< https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2591/1/TESE_FINAL_Carlos%20Dias.pdf>. Acesso em: 02 de set de 2020.

DIAS, Érika, & PINTO, Fátima Cunha Ferreira. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28(108), 545-554. Epub 06 de julho de 2020 Disponivel em: <.https://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001>. Acesso em: 28 de ago de 2020.

GARDNER, Howard. Multiple Lenses on The Mind. In: EXPO GESTIONCONFERENCE, Bogotá, Colômbia, Maio, 2005.

LOPES, A.. A criança com superdotação / altas habilidades: o papel da escola no desenvolvimento de talentos. Trabalho final Faculdade Capixaba da Serra, 2018. Disponível em: . Acesso em: 29 de ago de 2020.

MACEDO, A., & POCINHO, F. Obsessões e compulsões: As múltiplas faces de uma doença. Coimbra: Quarteto, 2007.

MARKUS, H., & WURF, E. The dynamic self-concept: A social Psychological perspective. Annual Review of Psychology, 51(4), 858-856, 1986.

MERLO, S. O aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escola. 2008. 25 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: . 12 de set. de 2020.

MOREIRA, G. E. (2005). Perfeccionismo em adolescentes superdotados atendidos em um programa para alunos com altas habilidades/talentosos. Dissertação de Mestrado Não Publicada, Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília. Recuperado em 13 de setembro, 2020. Disponivel em: . 13 de set. de 2020.

PIMENTEL, Márcia. Educação Especial: atividades para fazer em casa durante a suspensão das aulas. MultiRio a mídia educativa da cidade. Da série MCE Reportagens. 02 de abril de 2020. Disponível em: . Acesso em: 12 de set de 2020.

PISKE, F. H. R. O desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no contexto escolar: contribuições a partir de Vygotsky. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 de ago 2020.

PRATTA, E. M. M. & SANTOS, M. A. (2007). Família e Adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicologia em Estudo. 12, 2, maio/ago., 247-256. Disponivel em . Acesso em: 28 de ago de 2020.

RENZULLI, J. S; REIS, S. M. The Three-ring conception of giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. The Triad Reader. Connecticut : Creative Learning Press, 1986.

RUEDIGER, M. A.; RICCIO, V. Grupo focal: método e análise simbólica da organização e da sociedade. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV, 2004. Disponivel em:. Acesso em: 16 de set. de 2020.

SILVA, N. C. B da; NUNES, C. C.; BETTI, M. C. M., & RIOS, K. de S. A. 2008. Variáveis da família e seu impacto sobre o desenvolvimento infantil. Temas em Psicologia, 16(2), 215-229, 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 de ago de 2020.

SIMÕES, M. F., R. , L., E., G. & GUIMARÃES, C. Desenvolvimento do autoconceito pela tutoria pedagógica por crianças do primeiro ciclo. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12 (2), 327-336, 2008. Disponível em: Acesso em: 10 de set. de 2020.

SZYMANSKI, H. Práticas educacionais familiares: a família como foco de atenção psicoeducacional. Estudos de Psicologia, 21 (maio/agosto), 5-16, 2004. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/S0103-166X2004000200001>. Acesso em: 08 de set. de 2020.

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease 2020 (COVID-19). Situation Report - 67. Geneva: WHO; 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA