SMARTAVE - DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE MONITORAMENTO AVÍCOLA PARA PEQUENOS PRODUTORES: EXPERIÊNCIA FORMATIVA NUM CONTEXTO DE PANDEMIA

Daniela Cabral de Oliveira, Dionatan Pontes de Oliveira, José Carlos de Sousa Júnior, Fernanda Rodrigues Taveira Rocha, Daniel Emanuel Cabral de Oliveira, Bruno Duarte Alves Fortes

Resumo


O presente relato de experiência descreve as atividades inerentes ao projeto de extensão intitulado SmartAve – aplicativo livre para dispositivo Android Studio de monitoramento avícola para pequenos produtores. Desenvolvido no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, com eixo interdisciplinar e foco tecnológico, o projeto propôs a criação de ferramental tecnológico de uso simples e intuitivo que ofereça um parâmetro/diagnóstico de produção para o produtor. Em termos metodológicos, o projeto sofreu ajustes em decorrência da pandemia do COVID-19 que impôs desafios de diferentes ordens. Inicialmente, foram realizadas entrevistas e demais atividades presenciais que foram integralmente substituídas por reuniões e orientações virtuais. O projeto continua em execução uma vez que, embora o aplicativo tenha sido criado, não foi possível, dada a realidade atual, apresentá-lo ao público-alvo do projeto que são os pequenos produtores do município. Todavia, embora os objetivos não tenham sido totalmente alcançados, verificou-se maior autonomia, proatividade e comprometimento dos discentes membros do projeto no exercício de suas atividades.


Palavras-chave


Avicultura. Extensão. Informatização. Tecnologia.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Disponível em: http://www.abmra.org.br/2016/Acesso em: 10 de setembro de 2020.

ABRANCHES, M. Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia. Pensar a Educação em pauta. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/extensao-universitaria-remota-os-desafios-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em 08 de Setembro 2020.

AFP. OMS considera coronavírus ‘maior crise sanitária mundial da nossa época’. Disponível: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/03/16/oms-considera-coronavirus-maior-crise-sanitaria-mundial-da-nossa-epoca.htm. Acesso em 01 de Setembro 2020.

ASTAH. O poder da modelagem de software. Disponível em: https://translate.google.com/translate?hl=ptBR&sl=en&u=https://astah.net/&prev=search&pto=aue. Acesso em: 10 de setembro 2020.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8° edição, editora Gen LTC, 2004.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.

GUEDES, G. T. A. UML: Uma abordagem prática. 3° edição, editora novatec, 2018.

PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Editora Project Management Institute, 6° edição, 2018.

LIMA, N. T.; BUSS, P. M.; PAES-SOUSA, R. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, 36 nº.7, Rio de jan-jul, 2020. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1116/a-pandemia-de-covid-19-uma-crise-sanitaria-e-humanitaria. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

OLIVEIRA, M. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

RESOLUÇÃO N° 07 18 DE DEZEMBRO 2018. Disponível: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/62611-resolucoes-cne-ces-2018. Acesso em 01 de Setembro 2020.

SANTOS, A. M. dos; FRANCO, T. F.; FLAVIO, G. de S. Relato das experiências pedagógicas em cartografia digital no ensino médio através da extensão universitária. Expressa Extensão. v. 25, n. 3, p. 5-19, set-dez, 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. C. de; ROCHA, F. R. T.; COELHO, K.O. Análise bibliométrica em frangos e frangos caipira / colonial. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 8, pág. e773986354, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd /article/ view/6354. Acesso em: 6 de setembro de 2020.

VIEIRA, L; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL _DE_ABRIL_Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em 10 de Setembro 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v26i1.19599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA