SABERES E EXPERIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discutido dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discutir a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES No 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília: 2001.
BERNARDO, M. H. de J. et al. A saúde no diálogo com a vida cotidiana: a experiência do trabalho educativo com idosos no grupo roda da saúde. Revista de APS, v. 12, n. 4, 2009.
DIAS, N. da S. et al. Oficina da Terceira Idade: importância da troca de saberes para a enfermagem no contexto das plantas medicinais. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 4.; CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 5., 2018, Pelotas. Anais [...]. Pelotas, 2018.
DIAS, N. da S. et al. Oficina da Universidade Aberta da Pessoa Idosa: compartilhando saberes sobre plantas medicinais/Open university of the elderly’s workshop: sharing knowledge about medicinal plants. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 6, p. 6167-6174, 2019.
LIMA, C. A. B. et al. O uso das plantas medicinais e o papel da fé no cuidado familiar. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. esp. e68285, 2016.
LOPES, O. C. A. Competências dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019.
MELLO, C. de C. B.; ALVES, R. O.; LEMOS, S. M. A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC, São Paulo. v. 16, n. 6, p. 2015-2028, 2014.
OLIVEIRA, M. M. et al. Formação profissional e extensão universitária: relato de experiência sobre ações de educação em saúde. Revista Expressa Extensão, Pelotas, n. 25, v. 2, p. 90-96, 2020.
RAMOS, T. M.; RENNO, H. M. S. Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica / Saúde da Família sob a ótica dos egressos. Revista Gaúcha Enfermagem., Porto Alegre, v. 39, e2018-0017, 2018.
SOUSA, J. B. et al. Pesquisa e devolutiva: atividade com escolares em um município da zona sul sobre plantas medicinais. In: SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5.; CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA, 6., 2019, Pelotas. Anais [...]. Pelotas, 2019.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18852
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA