CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO INFANTIL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PRÉ-ESCOLARES

Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Matheus de Araújo Melo, Karina Silva Costa, Elielson de Oliveira Santos

Resumo


A educação em saúde bucal é um processo de ensino planejado que visa potencializar o empoderamento do indivíduo e promover práticas saudáveis. Tendo como alvo professores da educação infantil, contribui no compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de práticas preventivas, uma vez que estes influenciam na formação de opiniões e hábitos dos pré-escolares. Este artigo discute a importância da educação em saúde para professores do ensino infantil, por meio da experiência dos graduandos de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, na cidade de Araci, Bahia, pertencente ao território do Sisal, região que enfrenta problemas socioeconômicos que repercutem na saúde sistêmica e bucal dos seus habitantes. A oficina de educação em saúde bucal realizou-se no Centro de Treinamento Profissional da Secretária de Saúde do munícipio e uniu o preparo pedagógico e a saúde coletiva, de forma a valorizar e inserir a saúde bucal no cotidiano dos pré-escolares. Foram apresentados dados sobre a prevalência das doenças bucais mais frequentes, seus processos de desenvolvimento e mecanismos de prevenção, por meio de materiais pedagógicos lúdicos, como forma de ampliar o conhecimento dos professores e facilitar o processo de ensino e aprendizagem em suas salas com os alunos. Durante a atividade, pode-se perceber a importância destes profissionais como aliados fundamentais das equipes de saúde bucal no processo de promoção em saúde, que realizada de forma continua durante o período letivo contribui para motivar os pré-escolares a realizarem práticas de saúde na escola e nos domicílios.


Palavras-chave


Promoção da saúde. Odontopediatria. Saúde bucal. Extensão universitária.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AQUILANTE, A. G. et al. A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares. Revista de Odontologia da UNESP, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 39-45, 2003.

ATLAS de desenvolvimento humano do Brasil de 2013. 2013. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRANT, M. O. et al. The perception of graduate students in early childhood education regarding the oral habits of preschoolers. Arq. Odontol., Belo Horizonte, v. 52, n. 1, p. 6-12, jan./mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica: saúde na escola. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, 2012.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.

CARDOSO, A. T. G. et al. Experiência de educação em saúde bucal em escola de educação infantil na República de Cabo Verde, África. Arch. Health Invest., v. 8, n. 5, p. 267-270, 2019.

COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 11-24, jul./dez., 2014.

COLARES, Viviane; FEITOSA, Sandra. O desempenho na pré-escola de crianças portadoras de cárie severa. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 25, n. 2, p. 129-134, 2003.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO, D. F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 257-263, abr. 2010.

GARBIN, C. A. S. et al. Oral health education in schools: promoting health agentes. Int. J. Dent. Hygiene, v. 7, p. 212-216, 2009.

IGDAL, Anna Lúcia Melo. Conhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escola. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

JUNIOR, M. M.; MIALHE, F. L. A importância da professora na promoção de saúde bucal dos escolares. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 19-22, jan./abr. 2008.

MONSALVE, L. E. D. Educación para la salud sexual: una mirada a los componentes integradores de la didáctica. Av. Enferm., Bogotá, v. 37, n. 2, p. 208-216, 2019.

NUNES, V. H.; PEROSA, G. B. Cárie dentária em crianças de 5 anos: fatores sociodemográficos, lócus de controle e atitudes parentais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22. n. 1, p. 191-200, jan. 2017.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 5-23, jul./nov. 2013.

PNUD; IPEA; FJP. Desenvolvimento humano nas macrorregiões brasileiras. Brasília, 2016.

SILVA, C. V. Avaliação do conhecimento de professores do ensino fundamental da rede pública de Ouro Preto do Oeste: RO sobre saúde bucal. Odonto, São Paulo, v. 23, n. 45-46, p. 1-10, 2015.

SILVA, S. L.; OLALDE, A. R. O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia – CODES SISAL: limites e possibilidades do desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 6, n. 2, p. 44-71, maio-ago. 2010.

VENÂNCIO, D. R. et al. Promoção da saúde bucal: desenvolvendo material lúdico para crianças na faixa etária pré-escolar. J. Health Sci. Inst., São Paulo, v. 29, n. 3, p. 153-156, 2011.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18848

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA