LAVAGEM DAS MÃOS: A INTERLOCUÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Resumo
As doenças transmissíveis podem ser prevenidas, inúmeras vezes, com melhoria dos hábitos básicos de higiene. Estima-se que a lavagem das mãos tem efeito significativo na prevenção de diversas infecções virais e bacterianas, tais como gripes, resfriados, diarreias, entre outras. Com intuito de melhoria da saúde coletiva, o projeto “Promovendo educação em saúde: da lavagem das mãos a prevenção de doenças transmissíveis” visa realizar ações de educação em saúde, a fim de inserir novos hábitos de higiene no dia a dia escolar, relacionando com hábitos já vivenciados no ambiente familiar. Para o desenvolvimento das ações, foram utilizados materiais didáticos e jogos, de acordo com a faixa etária abordada, de forma a ser mais atrativo para o público envolvido. Já foram cenário das atividades duas escolas municipais de Pelotas e uma do Capão do Leão tendo como público-alvo turmas de primeiro ano do ensino fundamental. O principal objetivo da educação em saúde é trabalhar os hábitos de higiene com os sujeitos partícipes desde as séries iniciais, buscando o desenvolvimento de conscientização sobre qualidade de vida, uma vez que, este período é importante para o desenvolvimento do caráter e atitudes as quais poderão influenciar de forma assertiva ao longo da sua existência.
Palavras-chave
Referências
ALFLEN, K. S. Hermenêutica e (juris)prudência constitucional. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, n. 9, nov. 2006. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1344.
Acesso em: 26 ago. 2018.
ANVISA. Segurança do paciente: higienização das mãos. Brasília: ANVISA, 2009.
BAZÍLIO, L. C.; KRAMER, S. Infância, educação e direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. Centro Gráfico, 1988.
KLEIN, R.; SCHEIDEMANTEL, S. E.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o projeto construir. CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2004.
PEREIRA, T. I. Aprender a ensinar com Paulo Freire: por uma escola emancipatória. Porto Alegre: Cirkula, 2015.
PORTILHO, E. Como se aprende?: estratégias, estilo e metacognição. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.
SANTOS, J. A. F. Classe social e desigualdade de saúde no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, fev. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v26n75/02.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18844
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA