RELATOS EXTENSIONISTAS SOBRE A XII JORNADA DE ANATOMIA HUMANA - USP

Roberta Figueiroa De Souza, Isabella Ferreira Michelon

Resumo


A Jornada de Anatomia Humana - USP completou sua 12a edição em janeiro de 2020, tendo como tema o Sistema Digestório. Trata-se de um curso teórico-prático inserido na modalidade de difusão dentre as atividades extensionistas. O evento objetiva receber alunos de graduação e graduados até um ano dos cursos da área da saúde e biológicas de todo Brasil para que possam intensificar seus conhecimentos na Anatomia Humana e correlacioná-los com a prática clínica, além de conhecer os laboratórios de pesquisa do Departamento Anatomia e as pesquisas científicas desenvolvidas. O presente ensaio busca apresentar as ações do projeto e associá-las às diretrizes que definem a Extensão Universitária Brasileira. Além disso, aponta os impactos da atividade extensionista sobre a formação individual e profissional dos alunos e estudantes do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Sistemas. Para tanto, apresentam-se dois relatos de experiência: um de uma estudante participante do Curso como aluna e um segundo de uma aluna do programa que ministrou aulas no evento. Os relatos evidenciam a percepção das duas alunas, de níveis de ensino distintos, sobre as ações desenvolvidas nesse projeto. Demonstram como os conteúdos técnicos, científicos e culturais foram vivenciados no ambiente interdisciplinar e interprofissional que a jornada oportuniza. À vista disso, o evento confere à prática extensionista o cumprimento das diretrizes que definem esta dimensão universitária.


Palavras-chave


Anatomia. Extensão. Formação acadêmica.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 07/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/20. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&cate- gory_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 abr. 2020

GREGORY, S.R; COLE, T.R. The changing role of dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century. JAMA. v. 287, p.1180–1181, 2002.

MAGEE, R. Art macabre: Resurrectionists and anatomists. AZN J Surg. v. 71, p.377–380, 2001.

PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. .A Necessidade de Ações Articuladas na Cultura e Extensão. Rev. Cult. Ext. USP. São Paulo, n. 10, p. 43-50, nov. 2013.

THOMPSON, Andrew R.; MARSHALL, Aaron M. Participation in Dissection Affects Student Performance on Gross Anatomy Practical and Written Examinations: Results of a Four‐Year Comparative Study. Anatomical sciences education, v. 13, n. 1, p. 30-36, 2020.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18835

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA