A GINÁSTICA PARA TODOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE PARTICIPANTES INGRESSANTES
Resumo
A Ginástica para Todos (GPT) é uma modalidade gímnica que traz em seu escopo a possibilidade de conectar o movimento corporal ao surgimento de valores culturais e à (des)construção de sentidos, dialogando entre diferentes identidades, etnias, gêneros, idades, classe sociais, religiões e etc. Por conta disso, surgiu a demanda de um espaço para o desenvolvimento dessa modalidade na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas: o Projeto de Extensão Vivências Ginásticas Universitárias – GPT, que é desenvolvido com o intuito de proporcionar atividades lúdicas e recreativas para a comunidade acadêmica. Para ingressar no projeto, foi elaborado um questionário de inscrição, contendo dados de identificação dos ingressantes, a relação com a ginástica e o motivo para entrar no projeto. O presente estudo pretende compreender quais motivos levaram os acadêmicos a procurar uma prática gímnica demonstrativa e relacioná-los às experiências anteriores destes alunos com a ginástica. A seguinte pesquisa parte de uma abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Para os dados quantitativos, foram feitas as análises por frequência simples. Observa-se que a maioria dos discentes interessados em participar do projeto são alunos que já tiveram alguma experiência com a ginástica, mesmo variando os níveis de contato, e que demonstram gostar da prática, motivando-se a aprender, vivenciar/experienciar mais essa manifestação. Contudo, discentes que não tinham nenhum contato prático com as modalidades de ginástica mostram curiosidade pela prática e desejam aprender, conhecer e vivenciar seus desfechos e possibilidades.
Palavras-chave
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2007.
BAHU, Ligia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 14, n. 3, p. 46-70, 2016.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. 2004. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2019, Goiás. Anais [...]. Goiás, 2019. p. 38-40. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT/issue/view/349. Acesso em: 10 fev. 2020.
BEZERRA, Liudmila de Andrade; GENTIL, Raphael do Nascimento; FARIAS, Gelcemar Oliveira. A ginástica para todos na formação inicial: do contexto histórico à produção do conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 739-751, 2015.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CLEMENTE, Mario Ferreira; RODRIGUES, Rafaella Guerra Segalla Alves. Influência da mídia impressa sobre a prática da ginástica artística na cidade de Campinas. SP. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 16, n. 156, p. 1-10, 2011.
SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física, [S. l.]: Coletivo de Autores, 1992.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA. Ginástica para todos. Disponível em: http://www.cbginastica.com.br. Acesso em: 11 fev. 2020.
COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Revista Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2012.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE (FIG). Gymnastics for all manual. 2019. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202019.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
JEZINE, Edineide. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2004.p. 1-6, 2004.
LELES, Marilia Teodoro et al. Ginástica para todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Revista Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, 2016.
LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS E DANÇA NO CENTRO-OESTE, 7., 2017, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UEG, 2017. p. 1-20.
MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.
MURBACH, Marina Aggio et al. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da" Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, v. 14, n. 3, p. 71-88, 2016.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. Construindo uma Ginástica para Todos em goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (org.). Ginástica para todos. Anápolis: Ed. da UEG, 2016, p. 119-140.
PAOLIELLO, Elizabeth et al. (org.). Grupo ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.
SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica para todos. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.
SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma. A ginástica vai à escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007.
TOLEDO, Eliana de; SCHIAVON, Laurita. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; GOUVEIA, Carlos Ramos. Fundamentos da ginástica geral. In: TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; GOUVEIA, Carlos Ramos. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 23-50.
TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; KNIJNIK, Jorge Dorfman. Ginástica artística e representações de masculinidade no Brasil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 111-118, 2008.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação Física. Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/esef/files/2013/07/PPC-Licenciatura-DIURNO_Atual.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
WILLIS, Joe; CAMPBELL, Linda. Exercise psychology. In: WILLIS, Joe; CAMPBELL, Linda. Human Kinetics. Champaign, 1992.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18824
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA