FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO XADREZ

Angela Leite Moreno, Ronaldo André Lopes

Resumo


Os projetos de extensão universitária permitem a troca de saberes entre a Universidade e a comunidade através do diálogo, contribuindo para a formação crítica dos indivíduos envolvidos em suas ações. Neste sentido, o presente trabalho objetiva apresentar os resultados do projeto Formação de Professores para uma Educação Crítica, em especial, aqueles obtidos na ação xadrez em uma escola pública do sul de Minas Gerais. Este trabalho possui abordagem qualitativa e trata-se de um estudo descritivo. O foco do projeto é contribuir para a formação inicial e continuada de professores, discutindo sobre metodologias de ensino diferenciadas. O xadrez surge, neste contexto, como um curso desenvolvido com vinte estudantes do Ensino Fundamental II e, ministrado por um licenciando em Matemática e uma estudante do Ensino Médio. As atividades ocorreram no biênio 2018-2019 em uma escola estadual de ensino básico parceira do projeto, e foram realizadas em encontros semanais, com conteúdo teórico, aulas práticas e campeonatos. Os resultados obtidos apontam para a importância do ensino e prática enxadrística em escolas públicas devido às particularidades do jogo, que permite uma reflexão social e cultural, impactando positivamente as relações estabelecidas entre universidade, escola e comunidade.  Além disso, são evidentes as melhorias advindas do ensino de xadrez para a formação docente, que se mostra como uma ferramenta pluridisciplinar no ensino.


Palavras-chave


Extensão. Educação básica. Componente extracurricular. Jogos. Matemática.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18823

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