ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE ALUNOS REQUENTADORES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DE UM CURSINHO POPULAR

Daniele Caetano da Silva, Gabriel Souza Almeida, Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse, Livia Pereira de Alencar, Matheus Henrique Sampaio Costa e Silva

Resumo


A fim de aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos que participaram do cursinho popular “EduCursinho”, este estudo avaliou a eficiência dos métodos de ensino vivenciados pelos alunos na escola e no projeto, assim como analisou a principal maneira com que eles absorveram os conteúdos. A metodologia aplicada envolveu o uso de questionários, cujas perguntas foram elaboradas de acordo com a teoria de estilo de aprendizagem do método visual, auditivo e cinestésico (VAC).  Os resultados mostraram que 43% dos participantes possuíam a aprendizagem beneficiada por meio de recursos visuais e, em parcela igual a 29%, os participantes restantes eram auditivos e cinestésicos. Além disso, as respostas relacionadas à aprendizagem de Química demonstraram que a principal dificuldade em entender os conceitos da disciplina estava relacionada à falta de conexão da matéria com a realidade, sendo necessário maior contextualização do tema com vivências comuns do dia a dia. Portanto, concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e serão de grande valia para as próximas edições do projeto, bem como para futuras análises que complementem ainda mais a aprendizagem e o ensino de Química nas escolas e nos cursinhos populares do Brasil.


Palavras-chave


Química. Ensino. Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18716

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