CURSO INTRODUTÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO NO FUTEBOL
Resumo
O projeto de extensão Desempenhando Análise, ocorrido em 2019, consistiu em seis módulos reunindo material sobre análise de desempenho no futebol, com participação de profissionais reconhecidos nessa área. Os módulos envolveram as fases de apropriação de conceitos e produção de análises de desempenho. O objetivo geral do projeto foi o de capacitar os participantes para realizar análise de desempenho de partidas de futebol com o intuito de desenvolver a observação crítica de dados e de relatar de maneira coesa e coerente aspectos qualitativos e quantitativos que auxiliem o treinador. O pressuposto teórico desta ação de extensão é a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003), que leva em consideração o conhecimento prévio dos estudantes na aprendizagem de novos conceitos. Observamos que o projeto se justificou, especialmente, por desenvolver a capacidade de observação dos alunos no que se refere aos aspectos relevantes da análise de desempenho coletiva e individual.
Palavras-chave
Referências
AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
DA COSTA, Israel Teoldo et al. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 657-668, 2009. Disponível em: http://www.nucleofutebol.ufv. br/artigos/israel%20principios%20taticos.pdf. Acesso em: 30 maio 2019.
FRANKL, Viktor. O sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver. São Paulo: É Realizações, 2015.
GARGANTA, Julio; GRÉHAIGNE, Jean Francis. Abordagem sistêmica do jogo de futebol: moda ou necessidade? Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 10, p. 40–50, 1999. Disponível em: http:// seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2457. Acesso em: 30 maio 2019.
MALTA, Pedro; TRAVASSOS, Bruno. Caracterização transição defesa-ataque de uma equipa de futebol. Motricidade, Ribeiro de Pena, v. 10, n. 1, p. 27-37, 2014. Disponível em: https:// www.researchgate.net/publication/260532776_Caracterizacao_da_Transicao_DefesaAtaque_de_uma_equipa_de_Futebol. Acesso em: 30 maio 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18184
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA