REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS ACERCA DA PSICOLOGIA INSERIDA NA COMUNIDADE

Fernando César Paulino-Pereira, Libna Raquel Barbosa de Sousa Mendes, Romildo Rodrigues Neves Junior

Resumo


O projeto de extensão “Psicologia na Comunidade” é desenvolvido pelos discentes de psicologia da Universidade Federal de Catalão e supervisionado pelo professor-orientador em reuniões que acontecem semanalmente. O projeto consiste em atender à comunidade externa de zona periférica da cidade de Catalão-GO com o objetivo de proporcionar à comunidade saúde e bem-estar, além de promover reflexões sobre aspectos da vida cotidiana. O trabalho é realizado semanalmente por três estudantes em horário fixo. Esses encontros se dão em um salão, comumente, chamado “Casa da Sopa”.  Após esta prática os relatos são registrados em Diários de Campo para posterior discussão durante a supervisão com o professor, as quais são embasadas em textos correspondentes à Psicologia Social Comunitária. Assim, o presente ensaio possui como objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido na comunidade em um bairro da cidade supracitada, bem como realizar a integração entre a teoria e prática do psicólogo neste contexto. Até o presente momento foi possível observar o benefício deste trabalho para as pessoas que participam do grupo, no que tange ao acolhimento de seus sofrimentos psíquicos e assuntos da vida cotidiana que causam angústia e dor. Destarte, é notória a importância do psicólogo na comunidade atendendo a demanda e atuando conjuntamente com os demais profissionais da equipe de saúde do bairro. Em se tratando de uma cidade do interior de Goiás, onde a profissão do psicólogo é pouco enaltecida, faz-se necessário levar esse saber psicológico à comunidade ratificando o trabalho profícuo que a psicologia, tem a oferecer.


Palavras-chave


Psicologia Social. Psicologia Comunitária. Relato de Experiência.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ARAÚJO, L. F. S. de; DOLINA, J. V.; PETEAN, E.; MUSQUIM, C. dos A.; BELLATO, R.; LUCIETTO, G. C. Diário de pesquisa e suas potencialidaddes na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Brasileira Pesquisa Saúde, Vitória, Espírito Santo, p. 53-61, jul. /Set. 2013.

BOGDAN, R.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto, 2003.

FREITAS, M. de F. Q. de. Psicologia na comunidade, psicologia da comunidade e psicologia (social) comunitária: práticas da psicologia em comunidade nas décadas de 60 a 90, no Brasil. In CAMPOS, R. H. F (Org.). Psicologia social comunitária: Da solidariedade à autonomia (pp. 54-80). Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

LANE. M. T. S. CODO.W. (Orgs) O processo grupal. In. Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo. Ed. Brasiliense, 2012.

LANE, S. T. M. Histórico e fundamentos da Psicologia Comunitária no Brasil. In: CAMPOS, R. H. F. (Org.) Psicologia Social Comunitária: Da solidariedade à autonomia (pp. 17-34). Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

LAPASSADE, G. Dialética dos grupos das organizações das instituições. In: Grupos Organizações e instituições. Rio de Janeiro. F. Alves. 1983.

MARTINS, S. T. F. Psicologia Social e Processo grupal: a coerência entre o fazer pensar e sentir em Silvia Lane. In: Psicologia e sociedade, 19, Edição Especial 2: 76-80, 2007.

MIRANDA, B. Método Quantitativo versus Método Qualitativo, 2008.

PAULINO-PEREIRA, F. C. Ampliando a Discussão sobre a teoria da identidade e emancipação humana. In: Psicologia social e identidade humana: A militância social como luta emancipatória. Jundiaz, Ed. Paco, 2014.

_____. Psicologia Crítica: Integração entre teoria e prática na comunidade. Goiânia, Editora da PUC-GO. 2011.

PETERS, S; PAULINO-PEREIRA, F; SOARES, S. R. Intervenção em processos grupais e a questão da identidade de adolescentes em situação de pobreza. Travessias: pesquisa em Educação, Cultura e linguagem e Arte, v.1. 2007.

REBOREDO, L. A. De Eu e Tu a Nós: o grupo em movimento como espaço de transformação das relações sociais. Ed. 2º Piracicaba. Unimep, 1995.

_____. A Transformação de um bairro operário numa comunidade: um estudo da psicologia social do cotidiano. São Paulo, PUC, 1983. (Tese de Mestrado).

_____. As técnicas grupais como recurso educativo. Piracicaba: Unimep, apontamentos em sala de aula. 1994.

SCISLESKI, A, C, C, ; MARASCHIN, C; TITTONI, J. A Psicologia Social e o Trabalho em Comunidades: limites e possibilidades. In: Revista Interamericana de Psicologia. 2006, vol. 40, n. 1, pp.51-58.

VAZ, D. M. F. G. O grupo terapêutico-educativo como método de intervenção Psicossocial: a contribuição de Lucília Augusta Reboredo. Monografia. Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Catalão, GO, 2017.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i2.18035

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA