OBSERVAR, REFLETIR E PLANEJAR: ELOS DE LIGAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO SUPERIOR PELA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Zoraia Aguiar Bittencourt, Flávia Burdzinski de Souza, Roberta Schmith, Milena Amabile Mortari, Sisiane Simoni Levinski Giaretta

Resumo


Este trabalho apresenta parte das ações desenvolvidas no programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Vinculado às ações extensionistas do curso de Licenciatura em Pedagogia, os projetos e cursos que constituem o programa buscam contribuir para o desenvolvimento educacional da região de abrangência da Universidade, oferecendo formações continuadas a educadores. Com o objetivo de evidenciar a importância da observação, são narrados episódios de práticas pedagógicas de uma das professoras participante do programa, os quais evidenciam as investigações realizadas por crianças de dois anos. Nesses episódios destacam-se a brincadeira, a interação e as condições para se construir uma experiência na infância, tomando por base os estudos realizados ao longo das formações a partir das normativas traçadas pelas políticas educacionais da etapa da Educação Infantil, principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (Brasil, 2009). O relato aqui compartilhado resgata a importância do professor estar atento às pistas fornecidas pelas crianças durante as suas brincadeiras, uma vez que essas podem conduzir a organização do planejamento na direção do respeito ao princípio da continuidade. 


Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Educação Infantil. Formação continuada.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na Educação Infantil. In: FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone Santos de (org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

BRASIL. Parecer no 20/2009, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia; BARBOSA, Silvia Neli Falção. Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na Educação Infantil. In: BRASIL. Currículo e linguagem na educação infantil. Brasília: MEC. SEB, 2016.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

STACIOLLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i3.18027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA