AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO VIVENDO A ODONTOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ezilmara Leonor Rolim de Souza, Jeniffer Lambrecht, Luiz Antônio Soares Falson, Larissa Moreira Pinto

Resumo


O Projeto Vivendo a Odontologia tem como propósito que alunos de 1º a 4º semestre possam ter um contato prévio a situações clínicas, atuando como auxiliares, ou observando os acadêmicos mais adiantados durante a realização de procedimentos, durante duas horas por semana. O Projeto dispõe de aulas teóricas semanais, com duração de uma hora. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da participação no Vivendo a Odontologia no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Foram realizadas perguntas com caráter de questionário-avaliativo sobre questões abordadas nas aulas do projeto, bem como sobre o preparo dos alunos para as clínicas. Os questionários foram aplicados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, entre 21 de julho e 3 de agosto de 2016. Analisadas as respostas, sobre o conhecimento de materiais odontológicos, a média foi superior a 8. O conhecimento em biossegurança, teve a média acima de 9. A influência em ter um maior contato com colegas teve média próxima a 10, bem como o aprendizado influenciado pelos colegas. Os encontros semanais com propósito de aprendizagem tiveram média acima de 8,5. Obteve-se uma preparação maior para procedimentos em atendimentos a pacientes, ficando com média 9. Após participarem no projeto, os alunos ficaram mais seguros para a prática clínica, obtendo média acima de 8. O questionário foi respondido em uma escala de mínimo (zero) e de máximo (dez). Participar do Vivendo a Odontologia proporciona ao acadêmico maior segurança na prática clínica e maior aptidão para lidar com as situações/problemas que enfrentará no futuro profissional.


Palavras-chave


Ensino. Odontologia. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BIJELLA, MFTB. A importância da educação odontológica em saúde bucal nos programas preventivos para a criança. Revista de Odontologia da UNESP, v. 1, p. 25 - 28. 1993. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. A educação como prática da liberdade. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 19ª ed. 1989.

COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, julho/dezembro, v. 28, n. 2, p. 121-146. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

FEUERWERKER, LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje: problemas, desafios, perspectivas e as propostas do ministério da saúde. Revista da ABENO, v. 3, n. 1, p. 24-7. 2003.

LAMBRECHT, Jeniffer et al. Avaliação da influência da participação no Projeto Vivendo a Odontologia na formação acadêmica. Anais do II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

PRADO, M.E.B. Pedagogia de Projetos. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias” - Programa Salto para o Futuro. Acervo Digital UFPR, setembro. 2003. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

PRADO, ML do et al. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc. Anna Nery. Rio de Janeiro, março, v. 16, n. 1, p. 172-177. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

RALDI, DP et al. O papel do professor no contexto educacional sob o ponto de vista dos alunos. Revista da ABENO. São Paulo, jan/dezembro, v. 3, p. 15-23. 2003.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i2.18021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA