A ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ARROIO DO PADRE/RS E SUA ATUAÇÃO EXTENSIONISTA

Sandro de Castro Pitano, Rosa Elena Noal, Karen Laiz Krause Romig

Resumo


Este artigo pretende relatar os procedimentos metodológicos do projeto intitulado: A elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre, tratando fundamentalmente da experiência com a extensão universitária nele desenvolvida. Ao longo do texto são abordados os objetivos da proposta, sua metodologia participante de desenvolvimento e seus percursos de elaboração, bem como uma breve caracterização do município de Arroio do Padre. O projeto de extensão foi implementado com o objetivo de elaborar coletivamente um atlas que apresentasse as características geográficas do município, reunindo-as em um material didático específico para a utilização nas aulas de geografia das escolas. A atuação extensionista do projeto emerge marcadamente por meio da metodologia participante, pois a elaboração deste recurso didático adentra a comunidade pesquisada, sendo pensado e elaborado coletivamente pelos pesquisadores, alunos e bolsistas da Universidade Federal de Pelotas, professores da rede municipal de ensino de Arroio do Padre e integrantes da Secretaria Municipal de Educação. O projeto está em fase final de elaboração, sendo avaliado por um grupo de trabalho constituído pela comunidade local e após, será publicado e disponibilizado para uso na rede municipal de educação.


Palavras-chave


Atlas Geográfico. Projeto de Extensão. Arroio do Padre. Metodologia Participativa.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, R. D. Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 149-168, 2003.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, jan./dez. 2007.

DAER. Mapa Rodoviário do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.daer.rs.gov.br/mapas. Acesso em: 6 ago. 2019.

FARIA, M. C. C. A pesquisa participante na elaboração de atlas municipal escolar: a experiência do atlas de Apucarana-PR. 2015. 110 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

FEPAM. Bacias hidrográficas do litoral do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/bacias_hidro.asp. Acesso em: 29 jul. 2019.

FRANÇA JUNIOR, P.; ZUCCHI, V. P.; A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1, 2013.

FRANCO, M. A. S. A pesquisa-ação na prática pedagógica: balizando princípios metodológicos. In: STRECK, D.; SOBOTTKA, E.; EGGERT, E. (org.). Conhecer e transformar: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional. Curitiba: CRV, 2014. p. 217-235.

IBGE. Cidades: Arroio do Padre. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/4301073. Acesso em: 17 ago. 2019.

LIMA, A. S. Atlas escolar de Sumaré (SP): Os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental. 2013. 232 f. (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.

MACHADO-HESS, E. S. Uma proposta metodológica para a elaboração de atlas geográficos escolares (anos iniciais do Ensino Fundamental): o exemplo do município de Sorocaba-SP. 2012. 225 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MARAFON, G. (org.). Atlas geográfico: município de Itaboraí. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2016.

MARTINELLI, M. Atlas geográficos para escolares: uma revisão metodológica. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

STRECK, D. R.; PITANO, S. C. et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17117

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA