TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO PROJETO MURAL CONTÁBIL ITINERANTE

Bethânia Batista Carneiro da Silva, Josiane Silva Costa dos Santos, Magno Alves Ribeiro

Resumo


Projetos de extensão universitária são fundamentais, pois geram o diálogo entre a Universidade e sociedade compartilhando conhecimentos e saberes. Neste sentido, a pesquisa objetiva apresentar como o projeto de extensão Mural Contábil Itinerante vem realizando integração entre a universidade e alunos do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de dados. O projeto tem como meta envolver todas as escolas do nível médio do município de Tangará da Serra – MT e região. A equipe envolve professores e acadêmicos (1º à 8º semestre) do curso de ciências contábeis e também acadêmicos da pós-graduação. A apresentação inicial do projeto aconteceu na XIV Semana de Contabilidade – SECIC. Previamente, uma banca selecionou alguns artigos acadêmicos, para confecção de pôsteres. Estas pesquisas foram expostas no evento que divulgou a ideia inicial do projeto. Posteriormente, foram realizadas visitas nas escolas de ensino médio e exposição dos pôsteres elaborados pelos acadêmicos. Alguns artigos foram apresentados retratando a contribuição da pesquisa para a sociedade local. Nos encontros ainda foram abordados os indicadores da Universidade, cursos oferecidos e também sobre a profissão do contador e leque de oportunidades que a mesma possibilita. Além de palestras, realizou-se debates com os estudantes a fim de conhecer a percepção dos mesmos em relação ao ensino superior, sonhos, realidades e planos para alcançar tais metas. Assim, a extensão possibilitou motivar a vida destes jovens e adolescentes ampliando horizontes, no que tange a universidade pública, bem como dos acadêmicos na escrita científica, permitindo enriquecer os saberes destes grupos sociais.


Palavras-chave


Escrita Científica. Acadêmicos. Universidade.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


ALMEIDA, M. E. G. G. de; PINHO, L. V. de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.

BARBOSA, E. M. S.; RAMOS, J.; CIRÍACO, M. S. S. Despertando para a produção intelectual: a importância da pesquisa científica. Piauí: Ed. da UESPI: 2009.

CAMPOS, F. G. G; SANTOS, R. F.; SANTOS, F. C. P. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de Educação Física do UNILESTEMG. Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v.4, n.2, ago./dez, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PELÉIAS, I. R.; NUNES, C. A. Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo curso de ciências contábeis por aluno das IES na cidade de São Paulo. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 184-203, set. 2015.

PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.

SOUSA, A. L. L. A história de extensão universitária. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2010.

TERRA, S. B.; ZUDE, D. P. P. de O. Floricultura: a produção de flores como uma nova alternativa de emprego e renda para a comunidade de Bagé-RS. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, jul./dez. 2013.

YAMAGUCHI, K. K. de L.; FURTADO, M. A. S. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, p.108-125, maio/ago. 2018.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v25i1.17089

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Expressa Extensão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA