“RADIOGAN”: ENSINO DE RADIOATIVIDADE A PARTIR DE UM JOGO DE TABULEIRO
Resumo
No ensino de ciências existe uma pertinente dificuldade no tocante a aplicabilidade dos temas, de forma transversal, relativos à História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, bem como é notório o desafio da renovação do modelo tradicional de ensino. Logo, a utilização de metodologias alternativas, tais como os jogos didáticos, apresentam-se como medidas indispensáveis para o fomento dos processos educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho é colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, no qual, com a utilização do jogo “Radiogan”, os alunos compreendam os principais aspectos que estão envoltos no conteúdo de radioatividade, refletindo sobre as questões socioeconômicas da cidade de Acra, capital de Gana. Além disso, de modo específico, pretendíamos: i) cooperar no reconhecimento, pelos indivíduos, da importância do descarte correto do lixo eletrônico; ii) auxiliar para disseminação no plano social, de ações de sensibilização a respeito da temática trabalhada; iii) contribuir com a formação de sujeitos críticos, que compreendam e sejam capazes de identificar os fatores sociais que influenciam a capital de Gana, Acra, onde está localizado o maior lixão eletrônico do mundo. Além de atingir, os resultados esperados, o jogo “Radiogan” contribuiu para aguçar os estudantes para o contexto que tange as questões históricas e culturais, como o sustento de indivíduos mediante a exploração de lixo eletrônico na África. Ademais, o material e a aplicação deste serviu, também, para consolidar em nós, futuros educadores, a ampliação de conhecimentos específicos juntamente com um olhar mais voltado para novas práticas didáticas.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.15801
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