A matemática como norteadora do evento de divulgação científica “Conhecendo o cérebro”
Resumo
A interdisciplinaridade integra diversas disciplinas com um objetivo comum. Norteado pelo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, o Grupo de Estudos em Neurociência, em parceria com outros grupos de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP, promoveu uma exposição visando divulgar como a Matemática está contida em várias ciências. O evento utilizou atividades lúdicas, organização estética dos estandes, demonstrações aplicadas e experimentos. O público-alvo foi focado em crianças e adolescentes, resultando na mobilização de sete docentes de diversas áreas do conhecimento, setenta e doisalunos de graduação, dois de pós-graduação e um colaborador externo que foram expositores do evento, englobando cinco cursos de graduação e um de pós-graduação da UENP. Cerca de trezentas e trinta e uma pessoas visitaram e participaram dessa ação extensionista experienciando a Matemática em diversas disciplinas. Além disso, os alunos expositores se beneficiaram adquirindo experiência na realização dessa ação, aprimorando habilidades de divulgadores da ciência para o público em geral. Já os visitantes vislumbraram diferentes práticas no ensino da Matemáticaem diversas áreas da Ciência.
Palavras-chave
Referências
ÂNGULO. In: Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1992.
AZEVEDO, F. A. C. et al. Equal numbers of neuronal and nonneuronal cells make the human brain an isometrically scaled‐up primate brain. JournalofComparativeNeurology, v. 513, n. 5, p.532-541, 2009.
BARBOSA, F. C.et al. Robótica educacional em prol do ensino de matemática. In:WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21.,2015, Maceió. Anais […], Maceió: UFAL, 2015. p. 271-280. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5037. Acesso em: 25 jul. 2019.
BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática. ln: Dynamis, Blumenau, v.1, n. 7, p. 55-83, 1994.
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. Disponível em:http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em: 28 jul. 2019.
BRASIL. Lei no 12.651, de 25 de maio de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm. Acesso em: 27 abr. 2018.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010.
CNI - Confederação Nacional das Indústrias. COMPI, Metrologia. 2. ed. rev. Brasília, DF, 2002.
COELHO, Geraldo Ceni. O papel pedagógico da extensão universitária. Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 11-24, 2015.
D’ABREU, J. V. V.; BASTOS, B. L. Robótica pedagógica e currículo do ensino fundamental: atuação em uma escola municipal do projeto UCA. RBIE Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, n. 3, p. 56-57, 2015.
DUBIELA, F.; AZEVEDO, F. A. C. O cérebro bilionário. In: EKUNI DE SOUZA, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O. F. A. Caçadores de neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade? São Paulo: Memnon, 2015.p.27-42.
EKUNI DE SOUZA, R.et al. Conhecendo o cérebro: divulgando e despertando interesse na neurociência. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 2, p. 125-140, 2016.
FORPROEX. Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: [s.n., 2012]. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf.Acesso em: 10 jan. 2018.
GODIN, B.; GINGRAS, Y. What is scientific and technological culture and how is it measured?:a multidimensional model. PublicUnderstandingof Science, v.9, n. 1, p. 43-58, 2000.
GOMES, L.M.J.B.; MESSEDER, J.C. Revista digital com temas bioquímicos: um material midiático para aulas de biologia. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN, 2014. Anais [...]. Artículo 545.
LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006.
MACACARE, O.T. et al. Ciência: alimento para o cérebro–uma proposta multidisciplinar de popularização da ciência. Revista Dialogos, v. 22, n. 1, p. 7-18, 2019.
MARTIN, T. L. et al. A review of alcohol‐impaired driving: the role of blood alcohol concentration and complexity of the driving task. JournalofForensicSciences, v. 58, n. 5, p. 1238-1250, 2013.
MALAVOLTA, E. Manual de nutrição mineral de plantas. São Paulo: Agronômica Ceres, 2006.
MAYER, L. Fundamentos de bioquímica. Curitiba: LT, 2011.
OMS.Environmental health indicators for Europe.Copenhage,2011.Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0008/136466/e94888.pdf. Acesso em: 14 abr. 2018.
ONU. Recycling:from e-waste to resources. 2009. Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes.514495. Acesso em: 27 abr. 2018.
PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNIG, G. J. Feiras de ciências. 3. ed. Canoas: ULBRA, 2000.
PIMENTEL, C. S.; REVOREDO, K.; SAMPAIO, F. F. Mecatrônica educacional apoiando o aprendizado de conceitos de Física e Matemática: um estudo de caso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21.,2015, Maceió. Anais […].Maceió: UFAL, 2015. p. 271-280. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5037. Acesso em: 25 jul. 2019.
PINHEIRO, N. A. M. Uma reflexão sobre a importância do conhecimento matemático para a ciência, para tecnologia e para sociedade. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 1, p. 21-31, 2003.
QGIS Development Team.QGIS userguide:release 2.18. [S. l.]: QGIS Project, 2016.
RIBEIRO, R. M. C. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária, v. 15, n.1, p. 81–88, 2011.
ROCHA, M. B. S. et al. Se beber, não dirija?: popularizando os efeitos do álcool em um evento interativo. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG. (no prelo).
ROCHA, L. R. M. O que dizem surdos e gestores sobre vestibulares em Libras para ingresso em universidades federais. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
ROCHA, L. R. M.; OLIVEIRA, J. P.; REIS, M. R. (org.). Surdez, educação bilíngue e Libras: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, 2016.
SANTOS, A. B. Feiras de ciência: um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012.
SILVA, G. T. A. et al. O papel da fixação biológica de nitrogênio na sustentabilidade de sistemas agroflorestais. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2007.
SILVA, B. S.; TRENTIN, M. A. S. Dificuldades no ensino-aprendizagem de programação de computadores: contribuições para a sua compreensão e resolução. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 5., 2016, Ponta Grossa. Anais […]. Ponta Grossa: UTFPR, 2016. p. 1-11.
SVIERCOSKI, R. F. Matemática aplicada às ciências agrárias: análise de dados e modelos. 4. ed. Viçosa: Ed. UFV, 2008.
TEIXEIRA, L. C. R. S.; OLIVEIRA, A.M. A relação teoria-prática na formação do educador e seu significado para a prática pedagógica do professor de biologia. Revista Ensaio, v.7, n.3, p.220-242, 2005.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v124i3.15011
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Expressa Extensão
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA