CRIANÇAS E PLANTAS MEDICINAIS: O CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Patricia da Costa Zonetti, Carina Kozera, Roberta Paulert, Suzana Stefanello, Bettina Monika Ruppelt

Resumo


As atividades de extensão do Programa Plantas Medicinais, da Universidade Federal do Paraná, em Palotina, PR, realizadas no Centro de Educação Integral de Palotina, ocorreram entre 2010 e 2018 e envolveram aproximadamente 850 crianças. Os objetivos das ações foram socializar informações científicas sobre plantas medicinais, como principais formas de cultivo, de usos, relação entre os nomes científicos e populares, finalidades terapêuticas, principais cuidados quanto ao uso e a toxicidade, e resgatar, por meio da tradição popular, o uso das plantas medicinais através de receitas culinárias caseiras. Para alcançar os objetivos, foram realizadas palestras, oficinas, dinâmicas com o uso de jogos didáticos, elaboração de cartazes, e a realização de gincanas para a fixação dos conteúdos de forma interativa. Além disto, foram preparadas algumas receitas caseiras com plantas medicinais, inclusive com algumas trazidas de casa pelas próprias crianças. Observou-se grande interesse e participação o que resultou em boa assimilação dos conteúdos, que foi observada por meio das respostas obtidas após questionamentos ou com o reconhecimento das espécies, das suas formas de uso e cuidados. Por meio de atividades diversificadas e lúdicas, o conhecimento científico tornou-se mais instigante. Desta forma, as ações extensionistas permitiram a construção e o compartilhamento do conhecimento entre todos os envolvidos, ou seja, entre a comunidade e a universidade.

Palavras-chave


Educação. Saúde. Dinâmicas. Receitas caseiras.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v24i1.14355

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