Brincando com o patrimônio: as ações educativas desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o patrimônio – LEP/UFPel entre 2013 e 2017

Rafael Teixeira Chaves, Gizele Santos Amaro, Carla Rodrigues Gastaud, Patricía Cristina Cruz Sá

Resumo


Este relatório aborda as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio - LEP, para o Museu do Doce da UFPel, no município de Pelotas/RS entre 2013 e 2017. O LEP é um laboratório de ensino do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, no qual os alunos do curso de graduação desenvolvem projetos de ação educativa em museus e materiais pedagógicos para serem utilizados nessas instituições. Entre as ações desenvolvidas no laboratório estão o Pif Doce, o jogo de trilha Que casa é?, o Jogo de Memória do Museu do Doce, o Jogo de Memória Tátil, o livro de atividades Quindim e seus amigos e o Jogo da Velha do Doce, cujo processo de produção, que envolve a criação do conceito, pesquisa e desenvolvimento de protótipos, sua experimentação e avaliação, está descrito neste trabalho.


Palavras-chave


Educação para o patrimônio. Ações educativas em museus. Jogos para museus. Museu do Doce da UFPel. Laboratório de Educação para o Patrimônio.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


CASTRO, R. B. ; CRUZ, P. C. ; GASTAUD, C. R. . Uma proposta de reflexão sobre a educação nos museus da colônia de Pelotas através de oficinas para a produção de material educativo. Expressa Extensão (UFPel), v. 20, p. 88-97, 2015.

CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1999. (Cadernos de Sociomuseologia, 13).

CRUZ, Patrícia Cristina; CASTRO, Renata Brião; GASTAUD, Carla Rodrigues. Considerações sobre a educação para o patrimônio no município de Pelotas/RS: uma possibilidade de aproximar museu e sociedade. Cadernos Temáticos 4, pp. 50-56, 2015.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005, p. 129.

FONSECA, Selva Guimarães. O estudo a história local e do cotidiano. In: Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009. p. 113- 138.

GASTAUD, Carla et al. Do sal ao açúcar: as ações educativas do Museu do Doce da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Expressa Extensão. Pelotas, v. 19, n. 2, pp. 91-105, 2014.

GONÇALVES, C. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro, Sprint: 1996.

HACK, Édina. Entre o ensino de História e a educação patrimonial: em busca da investigação de bens culturais locais, Revista Confluências Culturais v. 2 n. 1, março de 2013, p 03.

KISCHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 57-71

MILITÃO, Albigenor & Rose. Jogos, dinâmicas & vivências grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2000.

RUSSIO, Waldisa Pinto. Museu: um aspecto das organizações culturais num país em desenvolvimento. 1977. Tese de Doutorado.

SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. REFLEXÕES SOBRE A NOVA MUSEOLOGIA. Cadernos de Sociomuseologia, [S.l.], v. 18, n. 18, june 2009. ISSN 1646-3714. Disponível em: . Acesso em: 11 aug. 2018.

WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. In: Cadernos de Pesquisa, n° 92, pp 62- 69. 1995

ZORZAL, Ezequiel et al. Aplicação de Jogos Educacionais com Realidade Aumentada. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2017.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.14024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA