GEMAS, JOIAS, OURIVESARIA E CONTEMPORANEIDADE: GEMOLOGIA DA CIÊNCIA À ARTE

Cátia de Sousa Lourenço, Ana Claudia Borges Campos, Maximialiano Calderari Miguel

Resumo


Esse ensaio pressupõe a arte como uma prática contínua e articulada, potencializando o ser humano como cidadão pleno em sua dimensão planetária. Apresenta a exposição Gemologia da Ciência à Arte de modo a engranzam algumas provocações no ambiente não formal de aprendizagem - a Biblioteca Central Fernando de Castro Moraes. Expressão e significância são questionados a arte gemológica e seu simbiose com a beleza, raridade, exoticidade das possibilidades e apresentações. O ensaio adentra na significância vivida, pensada, sentida e compartilhadas por diversos profissionais em prol da ação extensionista inerente a uma exposição e mostra coletiva. Fotoetnografia e expressão,  razão e sensibilidade são os eixo essenciais que norteiam o papel da universidade na promoção de culturas acessíveis, seja pela conjectura de instrumentos e meios que causem a integração dos grupos sociais, seja pelo trabalho com comunidades habitualmente alijadas dos processos e produtos culturais na perspectiva de construção de uma sociedade mais inclusiva. Em suma, a memória visual propõem visibilizar uma ação do curso de gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo e as suas iniciativas criativas. 


Palavras-chave


Poder simbólico. Ensaio Visual. Branded Content. Extensão Universitária.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13954

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