A NECESSIDADE DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: UM ESTUDO DA UNIFESSPA

Manoella Gonçalves Bazzo, Maria Elizabete Rambo Kochhann

Resumo


Este relato apresenta considerações sobre o desenvolvimento de um projeto de divulgação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Novo Enem. O objetivo foi apresentar aos alunos das escolas da rede pública de municípios dos estados do Pará e Mato Grosso os cursos de graduação da Universidade e de outras instituições presentes na região sudeste do Pará, bem como socializar as particularidades do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Novo Enem, no tocante à Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como são construídos os critérios para uma boa redação. A motivação inicial partiu do desejo de ver mais estudantes aproveitarem a oportunidade de frequentar uma Universidade Federal no interior do estado do Pará. A metodologia consistiu em visitas às escolas da rede pública, com três momentos de encontros com os alunos; o primeiro momento consistia em apresentar o ENEM e a Universidade; o segundo contava com a realização de palestras motivacionais e o terceiro, que é o foco desse relato, eram encontros para explicar a metodologia do ENEM. Observa-se ainda que poucos alunos da educação básica conhecem os critérios de acesso ao ensino superior nessa região do país, bem como há pouca interação da universidade com as escolas locais. Constata-se, portanto, a importância de se realizar ações visando aproximar esse público à universidade.


Palavras-chave


Alunos da Educação Básica. Avaliação em Larga Escala (ALE). UNIFESSPA. Novo Enem.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRASIL. MEC. Novo ENEM. [201-]. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2018.

______. Enem: apresentação. [200-?], Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2018.

FAPESPA. Estatísticas Municipais Paraenses: Santana do Araguaia. Diretoria de

Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação: Belém, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.

IBGE (2017). Cidades. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2018.

SOUSA, S. Z. Avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional. Roteiro, v. 36, n. 2, p. 309–314, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27/8/2014.

UNIFESSPA (2013). Histórico. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2018.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 19, n. 73, p. 769-792, dez. 2011. Disponível em . Acessos em: 21 maio 2018.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13862

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA