RISCO DE DROGADIÇÃO EM ESCOLARES: PROFESSORES COMO POTENCIAIS AGENTES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE

Luís Flávio Souza de Oliveira, Betina Loitzenbauer da Rocha Moreira, Elen Lemes de Oliveira, Maria Aparecida de Medeiros Bofill, Michel Mansur Machado, Denise Herdy Afonso

Resumo


O comércio ilegal e consumo de drogas atinge a comunidade escolar, fazendo com que seus docentes sintam necessidade de se instrumentalizarem para enfrentar esta problemática. A universidade possui responsabilidade social e potencial interlocução com a comunidade, de forma que o presente trabalho propôs encontros voltados a 40 docentes de uma escola municipal de Uruguaiana com o objetivo de atualizar e aprimorar o conhecimento, e discutir sobre a temática de drogadição entre agosto e novembro de 2017, através da aplicação das metodologias de análise de conteúdo, roda de conversa e exposições dialógicas. Como produto, foi possível constatar que o grupo de docentes demonstrou estar compromissado com sua profissão e seus desafios, mas sobretudo com a comunidade e seus estudantes, ainda, sensibilizado com a temática, disposto à busca sobre conhecimento de drogas e esclarecer-se sobre o fluxo de serviços de saúde da rede pública com vistas a possíveis encaminhamentos de seus estudantes. E, como a equipe executora, entende a necessidade de se trabalhar o público de estudantes e seus familiares ou responsáveis, bem como manter uma relação próxima aos profissionais da Estratégia da Saúde da Família do território, ao mesmo tempo que se percebe como ator no processo de cuidado.

Palavras-chave


Cuidado em Saúde. Drogadição Escolar. Capacitação Docente. Transformação Social.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.13204

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