RISCO DE DROGADIÇÃO EM ESCOLARES: PROFESSORES COMO POTENCIAIS AGENTES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE
Resumo
Palavras-chave
Referências
ASSIS, V. M. S.; RIBEIRO, S. L. S. Professores e práticas pedagógicas para combater a violência e construir a cultura da paz. Atos de Pesquisa em Educação, v. 12, n. 1, p. 166-188, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. São Paulo: Ed. 70, 2011.
CAMAROTTI, A. C.; KORNBLIT, A. L.; DI LEO, P. F. Prevención del consumo problemático de drogas en la escuela: estratégia de formación docente em Argentina utilizando TIC. Interface Comunicação Saúde e Educação, v. 17, n. 46, p. 695-703, 2013.
CAVALCANTE, M. B. P. T.; ALVES, M. D. S.; BARROSO, M. G. T. Adolescence, alcohol and drugs: a reflection in the Health Promotion perspective. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 12, n. 3, p. 555-59, 2008.
FIGUEIREDO, A. M.; SOUZA, S. R. G. Como elaborar projetos, monografias, dissertações e teses: da redação científica à apresentação do texto final. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
GAZE, V. A. M.; ROBAINA, J. V. L. O Programa Saúde na Escola, com enfoque em drogadição: as percepções da comunidade escolar. Revista FSA, v. 13, n. 6, p. 220-242, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINI, J. G.; FUREGATO, A. R. F. Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 16 (especial), 2008.
MIRANDA, A. E.; GADELHA, A. M. J.; SZWARCWALD, C. L. Padrão de comportamento relacionado às práticas sexuais e ao uso de drogas de adolescentes do sexo feminino residentes em Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2002. Caderno de Saúde Pública, v. 21, n. 1, p. 207-216, 2005.
MOREIRA, F. G.; SILVEIRA, D. X.; ANDREOLI, S. B. Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. Ciência e Saúde coletiva, v. 11, n. 3, p. 807-816, 2011.
MOREIRA, A.; VÓVIO, C. L.; DE MICHELI, D. Drug abuse prevention in school: challenges and possibilities for the role of the educator. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 119-134, 2015.
MORETTI-PIRES, R. O.; CARRIERI, C. G.; CARRIERI, G. G. O Estado frente à temática das drogas lícitas e ilícitas: avanços da nova legislação e desafios frente ao Sistema Único de Saúde. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, v. 4, n. 2, p. 1-13, 2008.
PEREIRA, A. B. M.; CONCEIÇÃO, M. I. G.; BORGES, L. F. F. Reflexões sobre a formação de professores para o enfrentamento da violência intrafamiliar contra crianças. Tecnica, v. 2, n. 2, p. 63-83, 2017.
SCHENKER, M.; MINAYO, M. C. S. Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Ciências & Saúde Coletiva, v. 10, n. 3, p. 707-717, 2005.
VARGAS, E. V. Os corpos intensivos: sobre o estatuto social do consumo de drogas legais e ilegais. In: DUARTE, L. F., LEAL, O. F. (Orgs.) Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998. p. 133-146.
VELASQUES, M. P.; LARA, S. Concepções de educadores sobre drogadição e sua possível interferência no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 7, n. 14, p. 513-529, 2015.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.13204
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA