Proposta extensionista sobre inclusão escolar: da educação básica ao superior
Resumo
O objetivo desse trabalho foi descrever e operacionalizar a organização de uma ação extensionista sobre educação especial e inclusiva, cuja demanda emergiu a partir do diálogo com a comunidade escolar, bem como das lacunas identificadas literatura acerca de formação continuada e permanente de professores para atuação em uma perspectiva inclusiva, por meio do arcabouço teórico reflexivo. A ação extensionista, por meio de um evento que ocorreu em dois períodos, visou um primeiro momento com a discussão de conceitos teóricos, em uma mesa-redonda e, no outro período apresentação de práticas pedagógicas dos universitários que cursaram a disciplina de Educação Inclusiva, assim como dos professores da rede municipal e estadual de ensino. O procedimento metodológico foi organizado em três etapas, envolvendo a caracterização da realidade educacional do município-alvo em relação à inclusão, para posteriormente definir a ação extensionista e, por último, analisar os resultados obtidos com a ação. Os resultados foram discutidos em relação às principais características dos participantes inscritos, temas discutidos no momento da mesa-redonda e temas discutidos no momento das apresentações de trabalhos. Espera-se que o evento tenha contribuído com a disseminação de práticas inclusivas no âmbito da educação básica ao superior, por meio do envolvimento de professores da rede municipal e estadual, comunidade interna e externa da universidade.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2008. Disponível em: Acesso em: 06 fev. 2013.
BRASIL. Dados do Censo Escolar de 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/dados-do-censo-escolar-indicam-aumento-de-matriculas-de-alunos-com-deficiencia> Acesso em 05 mar. 2018.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; TOYODA, C. Y. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, n. 1, p. 81-93, 2011.
RODRIGUES, I. B; MOREIRA, L. E. V.; LERNER, R. Análise institucional do discurso de professores de alunos diagnosticados como autistas em inclusão escolar1. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 70-83, abr. 2012 .
SCHÖN, Donald. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem; tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SILVEIRA, F. F.; NEVES, M. M. B. J. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepção de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 79-88, 2006.
TINÉ, R.T. A (re)construção de sentidos-e-significados de conceitos em uma interação entre Surdos e pesquisador ouvinte bilíngue. Dissertação de Mestrado. PUC/SP. SP, 2015
UFABC. Resolução do CEU Nº 005, DE 11 DE JULHO DE 2016, que define as atividades de Extensão Universitária da UFABC. 2016. Disponível em: Acesso em 05 mar 2018.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i3.13192
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA