A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EXPERIÊNCIA DO CUIDADO NA ATENÇÃO A CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Resumo
A Política Nacional de Humanização visa a expressar os princípios do SUS, propiciando nas equipes, trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de cuidado. No PET Saúde da Criança compreende-se que o cuidado em saúde se faz por meio dos encontros que visam à conexão das pessoas, não pelas patologias ou diagnósticos, mas pela experimentação da arte, do trabalho e do lazer. Com a dimensão ética de prover cuidado a partir do encontro humano, desenvolvendo a capacidade de cuidar que está associada às capacidades de envolvimento com e de responsabilidade por, foram realizadas intervenções com crianças e acompanhantes. Nesse artigo, pretendeu-se discutir a natureza e a qualidade do cuidado a crianças hospitalizadas e seus acompanhantes a partir das experiências das atividades de extensão e como o cuidado tem ocorrido nesse ambiente nas ações de saúde. A estratégia metodológica das intervenções foi oferecer oficinas lúdicas na enfermaria pediátrica. O ambiente proposto nas oficinas lúdicas potencializou a importância do espaço compartilhado, e o papel do adulto foi de acolher as diferenças, estar junto quando o brincar não era possível e fornecer segurança suficiente para que o brincar criativo pudesse ser exercido pela criança. O cuidado que afirmamos se faz no campo da produção de saúde, provocando mudanças nas relações com o outro, possibilidades de deslocamentos, de transformações seja no estudante, seja na criança ou no seu acompanhante.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.13182
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