A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EXPERIÊNCIA DO CUIDADO NA ATENÇÃO A CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Camilla Fernandes Passos Luquete, Vitor Koichi Iwakura Fugimoto, Renan Ferrari Rodrigues, Janaína Dal'laqua Prado, Nathália Sobrinho Baldini, Mariana Fagundes Cinti, Simone Camargo Dias Forte, Marina Chiarato Papeti, Fernando Féssel Toledo, Andrea Perosa Saigh Jurdi

Resumo


A Política Nacional de Humanização visa a expressar os princípios do SUS, propiciando nas equipes, trocas solidárias e comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e produção de cuidado. No PET Saúde da Criança compreende-se que o cuidado em saúde se faz por meio dos encontros que visam à conexão das pessoas, não pelas patologias ou diagnósticos, mas pela experimentação da arte, do trabalho e do lazer. Com a dimensão ética de prover cuidado a partir do encontro humano, desenvolvendo a capacidade de cuidar que está associada às capacidades de envolvimento com e de responsabilidade por, foram realizadas  intervenções com crianças e acompanhantes. Nesse artigo, pretendeu-se discutir a natureza e a qualidade do cuidado a crianças hospitalizadas e seus acompanhantes a partir das experiências das atividades de extensão e como o cuidado tem ocorrido nesse ambiente nas ações de saúde. A estratégia metodológica das intervenções foi oferecer oficinas lúdicas na enfermaria pediátrica. O ambiente proposto nas oficinas lúdicas potencializou a importância do espaço compartilhado, e o papel do adulto foi de acolher as diferenças, estar junto quando o brincar não era possível e fornecer segurança suficiente para que o brincar criativo pudesse ser exercido pela criança. O cuidado que afirmamos se faz no campo da produção de saúde, provocando mudanças nas relações com o outro, possibilidades de deslocamentos, de transformações seja no estudante, seja na criança ou no seu acompanhante.


Palavras-chave


Criança Hospitalizada. Cuidado. Brincar. Formação Interprofissional.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.13182

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