Conduzindo a Educação em Saúde na Educação Básica por meio da Anatomia Humana

Mateus Casanova dos Santos, Marina Borges Luiz

Resumo


O presente ensaio reflexivo emerge das atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Museu Anatômico Itinerante: anatomia humana e educação em saúde em diálogos escolares e científicos”. A experiência extensionista aconteceu numa escola na área rural de São Lourenço do Sul/RS e teve como objetivo dialogar com os saberes científicos e os escolares em educação em saúde, integrando a Anatomia Humana à formação escolar e a saúde na construção de práticas mais articuladas. Assim, utilizou-se de dispositivos com imagens tridimensionais sobre o corpo humano no processo saúde/doença, na salutogênese e abordando os temas sobre prevenção da dengue, saúde bucal, alimentação saudável, sexualidade, drogas e álcool. Dessa forma, a anatomia humana teve de ser previamente desenvolvida de forma detalhada e clara para que se conseguisse abranger as diferentes interfaces da temática Saúde de forma a responder as necessidades estudantis e escolares.


Palavras-chave


Anatomia Humana. Educação em Saúde. Saúde Coletiva.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i2.12994

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