PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ÁGUAS PRÓXIMAS A ATIVIDADES MINERADORAS EM CAÇAPAVA DO SUL/RS

Anelise Marlene Schmidt, André Luís Silva da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo


O presente texto apresenta e discute resultados de um Projeto de Extensão, vinculado ao programa “Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES), desenvolvido pela e na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus de Caçapava do Sul/RS, a partir de 2014. Teve por principal objetivo o incentivo de alunos e professores da Rede Básica de Ensino daquele município no que se refere à investigação científica de impacto ambiental em seus recursos hídricos. Foram realizados encontros mensais junto a esse público-alvo, em atividades teóricas e experimentais, desenvolvidas em laboratório de Química da Universidade e em atividades de campo, em arroios deste município e na região das Minas do Camaquã. A partir de aportes teóricos em Alfabetização Científica e experimentação, sob a abrangência de tecnologias educacionais caracterizando-se como estratégias de favorecimento aos processos de ensino e aprendizagem em Ciências, a partir das considerações de professores e alunos analisadas documentalmente, verificou-se que as atividades realizadas mostraram-se efetivas na aquisição de significados científicos, particularmente com relação à disciplina de Química, o que vai ao encontro da política institucional de extensão da UNIPAMPA.


Palavras-chave


Análise ambiental; Experimentação; Alfabetização Científica

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v23i1.12564

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