INCLUSÃO DAS MULHERES NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA: AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Kelly Beatriz Vieira Torres, Rayane Monique Bernardes, Priscila Soares de Queiros, Taynara Mara Vieira, Josemar Coelho Felix, Ana Paula Fonseca Maia De Urzedo, Deborha Hinácia Loyola Souza, Tuane Tayrine Mendes

Resumo


O projeto de extensão “Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia (IMCT)” é um trabalho voltado para a educação básica a fim de oferecer elementos para que mais mulheres acessem determinadas áreas do conhecimento e, por consequência, o mercado de trabalho onde são minoria. As ações propostas visam incentivar e apoiar meninas das escolas públicas e particulares, do interior de Minas Gerais a seguirem carreira nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Sua realização é sustentada na divulgação de áreas de conhecimento e possibilidades de carreira para o público feminino, focando naquelas onde elas são minoria. A metodologia se baseia em discussões, dinâmicas e oficinas com temas variados envolvendo, Matemática, Física, Química, Astronomia, Neurociências e Robótica, com o apoio de profissionais consagradas do setor público e privado atuantes como modelo. Durante as discussões, foram tratados assuntos relacionados aos direitos das mulheres, maternidade, família e troca de experiências pessoais. São apresentados aqui os resultados da atuação deste projeto no ano de 2012, 2013 e 2016, que evidenciaram o pouco interesse das alunas nas disciplinas consideradas “difíceis” e em profissões ditas masculinas, da falta de afinidade com os/as professores/as dessas disciplinas e a influência social dos estereótipos de gênero na escolha da carreira.


Palavras-chave


Ciências; Gênero; Educação

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11847

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