EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRADA NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Resumo
O trabalho objetiva propor reflexões a respeito da possibilidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo por base suas experiências docentes de professoras formadoras no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, CLPD/UFPEL. O quadro teórico-metodológico se constitui na perspectiva da Pedagogia Popular e Problematizadora de Paulo Freire e na compreensão das atuais políticas públicas para a educação. Este ensaio se pauta nas metodologias qualitativas em educação, especialmente na perspectiva de práxis pedagógica e de ciclos gnosiológicos para propor os entendimentos acordados, não pretendendo certificar verdades, mas sim motivar diálogos. Tais reflexões procuram reunir o posicionamento das professoras formadoras em seu movimento dialético-dialógico entre prática, teoria e prática e, ação, reflexão e ação; ao vivenciarem os ciclos gnosiológicos. Entendemos que este curso é um exemplo de interação entre diferentes dimensões sociais e culturais, pois a concepção utilizada de Ead, centrada na aprendizagem construtiva e cooperativa, realimentada pela práxis pedagógica crítica e emancipadora, nos permitiram vivenciar diferentes intensidades e frequências de articulação dos três pilares da ciência Brasileira. As noções integradoras, aquelas que favorecem o entendimento de totalidades interdependentes e dinâmicas, permitem o diálogo crítico entre dimensões globais e locais, dimensões ambientais, econômicas e sociais, desta maneira, favorecem por sua vez uma percepção e consciência que superem a alienação, fragmentação, efemeridade e o individualismo. Os sujeitos da educação ao conhecerem a realidade concreta cultural e historicamente podem superar a sua condição ingênua e assim transformarem-se e transformá-la.
Palavras-chave
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
______________. A participação da pesquisa no trabalho popular. In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – nº 9.394/1996. In Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. BSB: MEC, 1999.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. BSB: CNE/ MEC, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a pedagogia do oprimido. SP: Paz e Terra, 2003.
_____________.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 2010.
_____________. Extensão ou Comunicação? SP: Paz e Terra, 2011.
KIELING, José Fernando et al. (orgs.). A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFpel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010.
ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VEIGA JÚNIOR, Álvaro. Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED. Dissertação de mestrado. PPGE/UFPEL, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1620/1/Alvaro%20Veiga%20Junior_Dissertacao.pdf Acesso: 15/06/2017.
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11844
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA