EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CENTRADA NA APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Lilian Lorenzato Rodriguez, Álvaro Veiga Júnior, Adriana Lessa Cardoso, Pâmela Renata Machado Araújo

Resumo


O trabalho objetiva propor reflexões a respeito da possibilidade de integração entre ensino, pesquisa e extensão tendo por base suas experiências  docentes de professoras formadoras no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, CLPD/UFPEL. O quadro teórico-metodológico se constitui na perspectiva da Pedagogia Popular e Problematizadora de Paulo Freire e na compreensão das atuais políticas públicas para a educação. Este ensaio se pauta nas metodologias qualitativas em educação, especialmente na perspectiva de práxis pedagógica e de ciclos gnosiológicos  para propor os entendimentos acordados, não pretendendo certificar verdades, mas sim motivar diálogos. Tais reflexões procuram reunir o posicionamento das professoras formadoras em seu movimento dialético-dialógico entre prática, teoria e prática e, ação, reflexão e ação;  ao vivenciarem os ciclos gnosiológicos. Entendemos que este curso é um exemplo de interação entre diferentes dimensões sociais e culturais, pois a concepção utilizada de Ead, centrada na aprendizagem construtiva e cooperativa, realimentada pela práxis pedagógica crítica e emancipadora, nos permitiram vivenciar diferentes intensidades e frequências de articulação dos três pilares da ciência Brasileira. As noções integradoras, aquelas que favorecem o entendimento de totalidades interdependentes  e dinâmicas, permitem o diálogo crítico entre dimensões globais e locais, dimensões ambientais, econômicas e sociais, desta maneira, favorecem por sua vez uma percepção e consciência que superem a alienação, fragmentação, efemeridade e o individualismo. Os sujeitos da educação ao conhecerem a realidade concreta cultural e historicamente podem superar a sua condição ingênua e assim transformarem-se e transformá-la.


Palavras-chave


Palavras chave: Educação a Distância; Aprendizagem; Extensão.

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

______________. A participação da pesquisa no trabalho popular. In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – nº 9.394/1996. In Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. BSB: MEC, 1999.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. BSB: CNE/ MEC, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança – um reencontro com a pedagogia do oprimido. SP: Paz e Terra, 2003.

_____________.Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 2010.

_____________. Extensão ou Comunicação? SP: Paz e Terra, 2011.

KIELING, José Fernando et al. (orgs.). A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFpel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010.

ROMÃO, José Eustáquio. Educação. In STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VEIGA JÚNIOR, Álvaro. Produção teórica e teorização em educação a partir da ANPED. Dissertação de mestrado. PPGE/UFPEL, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1620/1/Alvaro%20Veiga%20Junior_Dissertacao.pdf Acesso: 15/06/2017.




DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11844

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Expressa Extensão



_____________________________________________________

 

_____________________________________________________

   

INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS

[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:

[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess: 

 

INDEXADORES:
 
REPOSITÓRIOS:

      

 

_____________________________________________________

Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195 
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura 
UFPEL - PREC EDITORA