ESCOLA DEMOCRÁTICA E A PADRONIZAÇÃO DOS MODOS DE APRENDER
Resumo
O presente ensaio teórico busca refletir acerca do fenômeno da crescente medicalização que acomete o ambiente escolar. Uma vez que que a escola que temos hoje, em grande parte, preconiza os saberes acadêmico formais, estabelecendo a meritocracia e um certo padrão de comportamento como forma de atestar o sucesso ou fracasso escolar, torna-se cada vez mais relevante pensarmos em quem são os sujeitos inseridos na escola, de forma a não darem por vencidas as investidas pedagógicas, caracterizando o insucesso como sendo fruto de uma patologia.
Palavras-chave
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (org). Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus, 1997. 234 p.
BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação Especial: pesquisa e prática. Curitiba, Ibpex, 2013. 105 p.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 7.853, de 24/10/1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2000 v. Il
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 247, p. 27733-27834, 20 dez. 1996.
______. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola – alunos com necessidades educativas especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2000a. v.6. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/construindo.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2016.
______. Plano Nacional de Educação - PNE - Lei nº 13.005, 25 de junho de 2014. Disponível em: . Acesso em 03 jun. 2016.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse Estatística da Educação Básica/Censo Escolar 2014. Brasília: MEC/INEP, 2012.
CHRISTOFARI, A; FREITAS, C; BAPTISTA, C. Medicalização dos modos de ser e de aprender. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1079-1080, out./dez. 2015.
DIEHL, Vera Regina Oliveira; MOLINA NETO, Vicente. Fluxo migratório e a ação pedagógica dos professores de educação física. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre. Vol. 35, nº. 2, Maio/Agosto 2010.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henry A.; MCLAREN, Peter. A educação de professores e a política de reforma democrática. In: GIROUX, Henry A. (org). Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 270 p.
LÓPEZ, F. Problemas afetivos e de conduta em sala de aula. In.: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. p.113 -128. v.3.
MACHADO, Roberto. Danação da Norma: Medicina social e a constituição da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: edições Graal, 1978.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. 336 p.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista da Educação Especial, Brasília, ano 1, n.1, p. 19-23, out. 2005.
SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. 188 p.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Tailândia. Disponível em: . Acesso em: 20 de mai. 2016.
WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de porto alegre: um estudo nas escolas do morro da cruz. 2001. 153 p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
WITTIZORECKI, Elisandro, MOLINA NETO, Vicente e BOSSLE, F. Mudanças sociais e o trabalho docente de professores de educação física na escola: estudo a partir de histórias de vida. Revista Movimento. Porto Alegre, v.18, n. 1, jan/mar. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/23894/17344
DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11838
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Expressa Extensão
_____________________________________________________
_____________________________________________________
INDEXADORES, REPOSITÓRIOS, CATÁLOGOS E BASE DE DADOS
[PT] A Expressa Extensão é indexada nos seguintes espaços:
[EN] The Expressa Extensão is currently indexed in the following databases and cataloguess:
INDEXADORES:
_____________________________________________________
Revista Expressa Extensão, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2358-8195
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
UFPEL - PREC - EDITORA