TURISMO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: a experiência das visitas guiadas pelos prédios da UFPel

Dalila Rosa Hallal, Dalila Müller

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar uma ação do projeto “Turismo e Educação Patrimonial” desenvolvido pelo Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  qual seja, a Visita Guiada pelos prédios da UFPel, atividade criada em 2009. Trata-se de uma visita guiada realizada, com o auxílio dos discentes do curso de Bacharelado em Turismo, pelos prédios da Universidade, principalmente naqueles que têm um importante papel no que se refere à identidade e memória da cidade. Durante a visita, discute-se a relevância dos prédios na época em que foram construídos e que desempenhavam suas funções originais, bem como a importância do uso atual, enquanto espaço educativo, com a pretensão de criar um ambiente em que o conhecimento se misture com a emoção, reforçando o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao patrimônio. Na perspectiva do trabalho, a Educação Patrimonial deve considerar que a preservação dos bens culturais deve ser compreendida como prática social, inserida nos contextos culturais, nos espaços da vida das pessoas. A visita guiada vem se configurando como uma prática de escuta e observação que permitam acolher e integrar as singularidades, identidades e diversidades locais.


Palavras-chave


Visita Guiada. Educação Patrimonial. Patrimônio. Memória. UFPel.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11836

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