A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: UM BREVE OLHAR SOBRE A GAROUPA VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) E OS PEIXES COSTEIROS NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Kerolen Rosa das Neves, Mario Vinicius Condini, Alexandre Miranda Garcia, Joziel Gonçalves Botelho

Resumo


Dentre os impactos antrópicos mais comuns sobre os ecossistemas marinhos e costeiros podemos citar a instalação de indústrias próximas à zona costeira, poluição, sobre pesca e destruição dos habitats. Uma forma de problematizar e discutir como o homem têm-se relacionado com os mares é promover no ambiente escolar um espaço aberto para debates, exposições de ideias e questionamentos. Buscamos, assim, desenvolver diferentes metodologias em torno de peixes costeiros com enfoque na garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) que intentam estimular o desenvolvimento de estudantes com uma leitura crítica da realidade do município em que vivem, a fim de tornar mais profícuo e enriquecedor o processo de ensino e aprendizagem. Neste enquadramento, o presente trabalho traz também algumas discussões acerca de como a educação ambiental e a extensão têm-se colocado na universidade.  Sendo o município do Rio Grande\RS cenário de diferentes conflitos ambientais, procurou-se elaborar estratégias educacionais que fossem de encontro a essas problemáticas que estão intimamente relacionadas com as vivências dos estudantes. 


Palavras-chave


Impactos antrópicos, Extensão, Conflitos ambientais.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11818

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