Violência de gênero no contexto escolar: refletindo sobre estratégias de enfrentamento através da extensão universitária

Caroline Fernanda Santos da Silva, Andriele Rodrigues Moraes, Katia Glashorester da Silva Rocha

Resumo


Este trabalho apresenta algumas reflexões suscitadas a partir da aplicação do projeto de extensão universitária do curso de Serviço Social da ULBRA, intitulado: “Promoção da Paz e Estratégias de Enfrentamento à Violência de Gênero nas Escolas”, no período de 2016-1. Apresentamos algumas das situações vivenciadas pelas alunas extensionistas e pela professora coordenadora do projeto durante o “jogo de tabuleiro”, metodologia desenvolvida junto aos alunos do Ensino Médio da cidade de Canoas/RS, em uma escola da rede estadual de ensino. Para oferecer subsídios à discussão, este trabalho apresenta também algumas reflexões sobre a conjuntura econômica, política e social do país e do estado do Rio Grande Sul; bem como uma discussão sobre a violência de gênero e a culpabilização da mulher na sociedade atual, bem como o papel da extensão universitária nesse contexto.


Palavras-chave


Violência de gênero. Contexto escolar. Extensão universitária.

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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i2.11339

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