Uma visão do tratamento multidisciplinar em alunos com Síndrome de Down na APAE/ Passo Fundo: relato de projeto de extensão
Resumo
Síndrome de Down é um distúrbio genético caracterizado pela presença de um cromossomo 21 extra. A trissomia do 21 é a condição aneuplóide mais comum compatível com a sobrevida a termo. Esse estudo tem como objetivo relatar um projeto de extensão, com uma experiencia de integração da odontologia em outras áreas do conhecimento. Busca demonstrar a vivência dos alunos de odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), dentro da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com uma proposta de descrever, de forma multidisciplinar, as várias terapias que norteiam um atendimento com pacientes que possuam Síndrome de Down. Além dos acadêmicos terem realizado o atendimento odontológico e verificado as características da síndrome na área específica da odontologia, também participaram das atividades em outras áreas. A conclusão deste estudo reforça a importância da multidisciplinariedade e da interdisciplinaridade, mas, tráz, também, a oportunidade da vivência do aluno de graduação no ambiente da escola. O momento ímpar de sair do território acadêmico e ter a liberdade de viver uma nova experiência.
Palavras-chave
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DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v22i1.10901
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